03/09/21

20º Festival NOIA recebe inscrições até 30 de setembro

Cena do filme "Meninos Rimam" de Lucas Nunes (Foto: Divulgação)

O NOIA - Festival do Audiovisual Universitário chega à vigésima edição. São duas décadas fomentando e acompanhando a produção de cinema, música e fotografia que nasce do ambiente universitário.

O próprio festival surge dentro da universidade, em 2002, por ideia de um grupo de estudantes do curso de Comunicação da UFC. Desapontados por não terem sido selecionados para a edição daquele ano do Cine Ceará, e confiantes da qualidade de sua produção audiovisual, decidiram criar o NOIA. Um espaço aberto a muitos estudantes universitários que davam início a suas carreiras artísticas.

Paulo Benevides, diretor executivo do Festival, lembra que nesse tempo havia poucas faculdades de cinema no país e nenhuma no Ceará. Nas primeiras edições do NOIA, receberam produções de todo o Brasil e até de outros países da América Latina.

"A gente via um diferencial muito grande das produções do Brasil com o da América Latina, que já estava em outro nível de produção. Então a gente começou a fomentar esse audiovisual. Começou a vir produções ainda de uma maneira mais artesanal, mais primária, mas sempre buscando todas as técnicas, teorias e interpretações de filmes de cineastas importantes em todo o mundo".

O Festival foi investindo em formações e estimulando cada vez mais a cena audiovisual, especialmente a cearense. Nesses vinte anos, acompanhou as transformações tecnológicas que foram mudando a cara das produções, e testemunhando as inovações dos universitários que antecipavam o que o próprio mercado audiovisual passaria a fazer, como nos conta Paulo Benevides:

"Muitos filmes do NOIA, no decorrer de sua trajetória, se apresentam como os filmes de vanguarda dentro do mercado, pela liberdade dos jovens e ser universitário, de fazer uma obra mais única, mais especial. Eu fico vendo esses tipos de interferência audiovisual dos curtas do NOIA em produções profissionais, produções televisivas, jornalísticas também, e até produções de agências de publicidade".

As comemorações de 20 anos do Festival NOIA já estão acontecendo. Nas salas de cinema do shopping Benfica, curtas-metragens estão sendo exibidos antes de cada longa-metragem. Paulo Benevides lembra que essa iniciativa está aprovada pela Lei do Curta, de 1975, mas que nunca foi de fato implementada.

No shopping também serão realizadas as atividades presenciais das Mostras de Bandas, das oficinas de música, fotografia e cinema, e do Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário. O evento também acontece virtualmente. Através do Youtube do Festival haverá exibição dos curtas da mostra competitiva para que as pessoas possam votar em suas produções favoritas.

O 20º NOIA Festival do Audiovisual Universitário será realizado de 7 a 13 de dezembro. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e devem ser feitas pelo site www.festivalnoia.com.br.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:,