02/12/20

10ª edição do Encontro Sesc Povos do Mar será online

A Exposição Aquavelas abre a 10ª edição do Encontro Sesc Povos do Mar. Dez artistas visuais cearense estampam as velas das jangadas com suas obras (Foto: Jr. Panela)

Começa neste domingo, 6 de dezembro, o 10º Encontro Sesc Povos do Mar. Em 2020, o encontro completa dez anos compartilhando vivências, práticas e saberes de povos de 24 municípios do litoral cearense. Este ano, devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, o encontro acontece de forma virtual e as atividades podem ser acessadas pelo canal do Sesc Ceará no YouTube e também nas redes sociais da instituição.

A abertura da décima edição acontece com a Exposição Aquavelas. Dez artistas visuais cearenses apresentam suas artes estampadas nas velas das jangadas na Enseada do Mucuripe. Logo depois, as jangadas partirão rumo ao Rio Ceará, na Barra do Ceará. O trajeto será feito a cerca de 200 metros da margem, tornando possível com que o público acompanhe este evento presencialmente. Paulo Leitão é consultor do Sesc e um dos idealizadores do Encontro Povos do Mar. Ele conta o que o público pode esperar do evento neste ano:

"Nós optamos em desenvolver uma programação que vai contar com conteúdos que foram desenvolvidos de forma virtual, com as equipes do Sesc. Pessoas convidadas, também, como o cineasta Henrique Dídimo. Todas as pessoas que fazem as práticas alimentares, mostrando a cultura alimentar do litoral nas cozinhas do Senac. A gente vai ter uma diversidade de programação. Nós vamos ter, de forma online, trilhas, onde o povo Tremembé vai estar percorrendo as trilhas ecológicas do hotel Iparana, na nossa reserva, dentro do hotel, da mata de tabuleiro. Nós teremos, também, o festival dos mestres, os calungueiros, os mestres mamulengueiros de teatro de bonecos de Icapuí, Aracati, Trairí."

As atividades do encontro poderão ser acompanhadas pelas redes sociais do Sesc Ceará, além do canal da instituição no Youtube. Dentre os eventos, estão festivais, oficinas e rodas de diálogo. (Foto: Jr. Panela)

O Encontro Povos do Mar proporciona oficinas, rodas de diálogo e apresentações culturais (Foto: Jr. Panela)

Paulo Leitão acredita que o formato online do evento pode trazer algumas vantagens. Para ele, os conhecimentos compartilhados pelas comunidades do litoral cearense podem alcançar mais pessoas em todo o mundo:

"Apesar desse distanciamento, nós vamos poder estar mostrando conteúdos para o mundo todo. Conteúdos que, apesar de serem um novo momento, uma nova linguagem, vão poder ser replicados, ficarem existindo como um registro permanente nas redes sociais, podendo estar sempre reavivado, sempre sendo feito releituras desse processo criativo. Então, essa forma online, que a gente tem de organização do encontro, fecha algumas portas, mas também abre grandes possibilidades"

Além das atividades, serão transmitidas a websérie Povos do Mar, encontros em rede, que aborda a vida e a cultura das praias, desde Icapuí, até Chaval; e a websérie Dicumê, que mostra os saberes, os sabores e as práticas alimentares dos povos do litoral cearense. O Encontro Sesc Povos do Mar vai até o dia 11 de dezembro. A programação está disponível no endereço sesc-ce.com.br.

Reportagem de Gustavo Castello sob supervisão de Carolina Areal e Igor Vieira. 

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

*