01/10/20

Saúde Mental é tema da Revista da Educação

A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 29 de abril de 2017, a 4ª edição da Revista da Educação teve como tema central a saúde mental. As três matérias apresentadas no programa focaram na relação entre Mídia e Saúde Mental, Depressão e Ansiedade, além de Saúde Mental dos Universitários. Na primeira matéria, o professor de filosofia da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Paulo Vaz comenta que a mídia vem desestigmatizar os transtornos psicológicos que antigamente eram vistos como algo negativo e que agora são tratados com seriedade.

Já na segunda matéria, Fábio Gomes de Matos, professor em psiquiatria e coordenador no ambulatório de saúde mental do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, apresenta algumas razões que levam as pessoas a desenvolverem esses transtornos psicológicos, como predisposição genética. No programa que foi ao ar em 2017 também foram apresentados dados sobre saúde mental no Brasil. À época, 11 milhões de brasileiros sofriam de algum tipo de transtorno de ansiedade.

Desde o ano de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina organizam o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, segundo dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde, houve um aumento de 7% nas taxas de suicídio entre 2010 e 2016, o que representa 6,1 mortes por suicídio a cada 100 mil habitantes.

Ouça o programa Revista da Educação sobre Saúde Mental:

Ouça "Revista da Educação - A mídia e a saúde mental (2017)" no Spreaker.

Ouça "Revista da Educação - Depressão e ansiedade (2017)" no Spreaker.

Ouça "Revista da Educação - Sáude mental dos universitários (2017)" no Spreaker.

A 4ª edição da Revista da Educação foi ao ar no dia 29 de abril de 2017 e contou com reportagens de Claryce Oliveira, Victor Comenho, Karine Nascimento e Lucas de Paula; produção e edição de Carolina Areal; locução de Caio Mota e Carolina Areal; operação de áudio de José Raimundo Lustosa.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)