01/10/20

Saúde Mental é tema da Revista da Educação

A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 29 de abril de 2017, a 4ª edição da Revista da Educação teve como tema central a saúde mental. As três matérias apresentadas no programa focaram na relação entre Mídia e Saúde Mental, Depressão e Ansiedade, além de Saúde Mental dos Universitários. Na primeira matéria, o professor de filosofia da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Paulo Vaz comenta que a mídia vem desestigmatizar os transtornos psicológicos que antigamente eram vistos como algo negativo e que agora são tratados com seriedade.

Já na segunda matéria, Fábio Gomes de Matos, professor em psiquiatria e coordenador no ambulatório de saúde mental do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, apresenta algumas razões que levam as pessoas a desenvolverem esses transtornos psicológicos, como predisposição genética. No programa que foi ao ar em 2017 também foram apresentados dados sobre saúde mental no Brasil. À época, 11 milhões de brasileiros sofriam de algum tipo de transtorno de ansiedade.

Desde o ano de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina organizam o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, segundo dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde, houve um aumento de 7% nas taxas de suicídio entre 2010 e 2016, o que representa 6,1 mortes por suicídio a cada 100 mil habitantes.

Ouça o programa Revista da Educação sobre Saúde Mental:

A 4ª edição da Revista da Educação foi ao ar no dia 29 de abril de 2017 e contou com reportagens de Claryce Oliveira, Victor Comenho, Karine Nascimento e Lucas de Paula; produção e edição de Carolina Areal; locução de Caio Mota e Carolina Areal; operação de áudio de José Raimundo Lustosa.

Últimas postagens

A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)
Saúde Mental é tema da Revista da Educação
O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)
Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*