No dia 24 de janeiro de 2023, o prefeito José Sarto anunciou um projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema, em Fortaleza. De acordo com o prefeito, as obras serão iniciadas em abril deste ano e custará 27 milhões de reais. O anúncio trouxe à tona uma antiga e importante discussão sobre a relação entre cidade e memória.
Esse assunto, inclusive, foi discutido no programa Centro de Debates, no dia 17 de março de 1985, que tinha como tema principal "Fortaleza e a preservação do patrimônio histórico". À época, o programa contou com a participação de Osmire Barreto, diretor do Museu Histórico e Antropológico do Ceará; Liberal de Castro, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará; e Samuel Braga, vereador e presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Fortaleza.
Com apresentação de Ricardo Guilherme, o programa traz um registro de como a sociedade, a câmara de vereadores e a juventude fortalezense da década de 1980 debatia e pensava sobre a memória da cidade.
Afinal, o que havia de concreto em relação à preservação do patrimônio histórico? Existia legislação sobre o tema? O que os jovens estudavam sobre o assunto na universidade? Essas são algumas das perguntas que permearam o debate.
No Memória desta semana, você pode conferir o programa Centro de Debates, que foi ao ar em 17 de março de 1985, e que contou com produção de Fátima Leite e operação de áudio de Frazão.
Ouça "Centro de Debates - Cidade e memória (1985)" no Spreaker.