14/06/18

Rádio Debate discute identidade de gênero

Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)

No dia 19 de agosto de 2015, o programa Rádio Debate discutiu sobre identidade de gênero e as experiências de pessoas transsexuais em Fortaleza. O programa contou com a participação de Lú Sousa, assistente social e pesquisadora em transexualidade; Kaio Lemos, estudante de Humanidades na Unilab; e Helena Vieira, transfeminista, escritora e pesquisadora em teoria Queer, formada em Gestão Pública e especializada em Filosofia da Linguagem.

No ano de 2018, foi aprovada pelo Superior Tribunal Federal (STF) a possibilidade de transgêneros alterarem o sexo e o nome no registro civil, sem precisar de autorização judicial. Dessa forma, o procedimento pode ser realizado em cartório.

Foi decidido também que, a partir das eleições deste ano, pessoas trans podem usar seu nome social nas candidaturas mesmo sem alteração no registro civil. Além disso, mulheres trans podem ser beneficiadas pela regra que exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições.

O programa Rádio Debate teve apresentação de Marcos Robério e Raquel Chaves, e produção de Raquel Chaves e Breno Reis.

Últimas postagens

Durante o programa Entrevista, Falcão escolheu algumas músicas do seu repertório para tocar. Um exemplo foi a música "Um Bodegueiro na FIEC", parceria de Falcão com Jose Tarcísio Vale Matos (Foto: Reprodução/Internet)
Carreira de Falcão em destaque no programa Entrevista
A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)
Saúde Mental é tema da Revista da Educação
O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

*