14/06/18

Rádio Debate discute identidade de gênero

Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)

No dia 19 de agosto de 2015, o programa Rádio Debate discutiu sobre identidade de gênero e as experiências de pessoas transsexuais em Fortaleza. O programa contou com a participação de Lú Sousa, assistente social e pesquisadora em transexualidade; Kaio Lemos, estudante de Humanidades na Unilab; e Helena Vieira, transfeminista, escritora e pesquisadora em teoria Queer, formada em Gestão Pública e especializada em Filosofia da Linguagem.

No ano de 2018, foi aprovada pelo Superior Tribunal Federal (STF) a possibilidade de transgêneros alterarem o sexo e o nome no registro civil, sem precisar de autorização judicial. Dessa forma, o procedimento pode ser realizado em cartório.

Foi decidido também que, a partir das eleições deste ano, pessoas trans podem usar seu nome social nas candidaturas mesmo sem alteração no registro civil. Além disso, mulheres trans podem ser beneficiadas pela regra que exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições.

O programa Rádio Debate teve apresentação de Marcos Robério e Raquel Chaves, e produção de Raquel Chaves e Breno Reis.

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza