25/06/20

Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura

Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)

O programa Caminhos da Cultura, apresentado em 26 de setembro de 1982, entrevistou o ator Nuno Leal Maia, que esteve em Fortaleza promovendo o filme Índia, Filha do Sol, o qual ele estrelava junto com a atriz Glória Pires. No filme, Nuno interpreta um cabo que busca desbancar um chefe de garimpo e, durante sua jornada, conhece uma indígena (vivida por Glória) e se apaixona por ela.

Ricardo Guilherme comanda a entrevista e leva ao ouvinte temas como a realidade refletida na trama, que fala da forma desrespeitosa como se tratavam os povos indígenas e da exploração do trabalho no garimpo, além da relação do ator com a fama e o histórico de galã.

Nuno Leal Maia contou também sobre sua convivência com Francisco Costa Rocha, conhecido como “Chico Picadinho”. Condenado pelo assassinato de duas mulheres, Francisco protagonizou crimes de extrema violência. Ele estrangulou e esquartejou uma mulher e, após cumprir dez anos de pena e ser solto por bom comportamento, tornou a repetir o crime. Sua história foi contada no filme Ato de Violência, onde Nuno interpretou Antônio, personagem que retratou a história de Francisco Costa e que rendeu ao ator o prêmio Air France de Cinema.

Em 2020, Nuno Leal Maia completa 50 anos de carreira. O ator ficou famoso por dar vida a personagens como Fábio Coutinho, Gaspar Kundera e Professor Pasqualete, nas novelas A Gata Comeu, Top Model e Malhação, respectivamente. Afastado das novelas, Nuno tem se dedico à outras produções, como as séries Juacas (2017) da Disney Channel e Chuteiras Pretas (2019) da Amazon Prime Video.

Ouça o Caminhos da Cultura* com Nuno Leal Maia:

Ouça "Caminhos da Cultura - Nuno Leal Maia (1982)" no Spreaker.

*O programa Caminho da Cultura foi ao ar no dia 26 de setembro de 1982, com apresentação de Ricardo Guilherme e operação de áudio de Paulo Frazão.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)