28/05/20

Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982

O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 6 de junho de 1982, o programa Centro de Debates abordou o tema Homeopatia e contou com a participação de dois médicos homeopatas: Luíz Teixeira, formado pela Universidade Federal do Ceará, e João Francisco, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

O apresentador Ricardo Guilherme abre o programa questionando os participantes sobre o conceito de homeopatia. O médico João Francisco explica que com a homeopatia "é possível tratar todas as doenças, procurando a semelhança de sintomas na doença natural do paciente e os sintomas artificiais produzidos em experimentação". Durante o programa, as raízes históricas da homeopatia e a sua importância como opção terapêutica são trazidas aos ouvintes do Centro de Debates. O homeopata Luíz Teixeira explica que a homeopatia surgiu das ideias do médico alemão Samuel Hahnemann, que não aceitava o uso de sanguessugas e ventosas como prática terapêutica.

A homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Porém, esse tipo de tratamento ainda gera muitos debates entre médicos em relação a sua eficácia. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos homeopáticos comercializados no Brasil possuem comprovação de eficácia e de segurança.

O programa Centro de Debates foi ao ar no dia 06 de junho de 1982, com apresentação de Ricardo Guilherme e operação de áudio de Frazão.

Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982
Nanci Alves e Ênio Reis apresentando Carretel de Invenções, versão televisiva inspirada no programa de rádio (Foto: Reprodução/Internet)