08/07/15

Reouvindo o Nordeste com Adelson Viana

Neste mês de julho, o site da Rádio Universitária traz um Memória especial. O quadro relembrará o programa Reouvindo o Nordeste, que divulga as manifestações artístico-culturais do Nordeste, transmitindo toda a riqueza e a versatilidade da música popular nordestina.

Nesta primeira edição do especial, com produção de José Rômulo, o destaque é o músico Adelson Viana falar um pouco sobre a própria carreira e tocar, ao vivo, para os ouvintes da Universitária FM. O músico, compositor, arranjador, instrumentista e produtor é um dos grandes nomes da música nordestina e tem como mestre e inspiração o músico pernambucano Dominguinhos.

slide1Com uma carreira já consolidada no cenário local, Adelson Viana foi iniciado na música pelo próprio pai, José Viana. “Meu pai conta que eu e meu irmão éramos muito traquinas, e ele pensou em algo que pudesse ocupar a gente e ao mesmo tempo pudesse ser algo bom e saudável. Daí ele me ensinou a tocar acordeon”
Desde então, Adelson não parou mais. “É compondo que a gente começa a mostrar a nossa criatividade”, diz. O músico conta com seis álbuns no currículo, enriquecendo a cultura nordestina com suas composições.

Nas primeiras apresentações, tocava em bailes, só depois passou a trabalhar em estúdios, chegando a integrar, por 12 anos, a banda do cantor Fagner. Adelson se apresentou em shows por todo o Brasil, além de ter tocado com grandes nomes da música brasileira como, Zeca Baleiro, Lenine, e o próprio ídolo Dominguinhos.

Confira, a seguir, o programa completo:

Nanci Alves e Ênio Reis apresentando o programa Carretel de Invenções (Foto: Reprodução/Internet)
Carretel de Invenções: A cidadania nas ondas do rádio
(Foto: Joyce Gilos Torrefranca/Facebook)
Meninos de rua e educação no Ciência, Desafio da Terra
Além da Escolinha do Professor Raimundo, João Neto também fez participações nos programas de Tom Cavalcante e Faustão (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Entrevista com o humorista João Neto
Paulo Freire em foto de 1989 (Foto: Silvio Correa/Agência O Globo)
Programa Opinião recebeu o educador Paulo Freire
Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
Tags:, , ,