08/07/15

Reouvindo o Nordeste com Adelson Viana

Neste mês de julho, o site da Rádio Universitária traz um Memória especial. O quadro relembrará o programa Reouvindo o Nordeste, que divulga as manifestações artístico-culturais do Nordeste, transmitindo toda a riqueza e a versatilidade da música popular nordestina.

Nesta primeira edição do especial, com produção de José Rômulo, o destaque é o músico Adelson Viana falar um pouco sobre a própria carreira e tocar, ao vivo, para os ouvintes da Universitária FM. O músico, compositor, arranjador, instrumentista e produtor é um dos grandes nomes da música nordestina e tem como mestre e inspiração o músico pernambucano Dominguinhos.

slide1Com uma carreira já consolidada no cenário local, Adelson Viana foi iniciado na música pelo próprio pai, José Viana. “Meu pai conta que eu e meu irmão éramos muito traquinas, e ele pensou em algo que pudesse ocupar a gente e ao mesmo tempo pudesse ser algo bom e saudável. Daí ele me ensinou a tocar acordeon”
Desde então, Adelson não parou mais. “É compondo que a gente começa a mostrar a nossa criatividade”, diz. O músico conta com seis álbuns no currículo, enriquecendo a cultura nordestina com suas composições.

Nas primeiras apresentações, tocava em bailes, só depois passou a trabalhar em estúdios, chegando a integrar, por 12 anos, a banda do cantor Fagner. Adelson se apresentou em shows por todo o Brasil, além de ter tocado com grandes nomes da música brasileira como, Zeca Baleiro, Lenine, e o próprio ídolo Dominguinhos.

Confira, a seguir, o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*