29/04/15

Produção cinematográfica documental no Brasil, com Marcus Moura e Francis Vale

Documentário Brasileiro

Em entrevista concedida à Rádio Universitária FM em junho de 1986, os cineastas Francis Vale e Marcus Moura, presidente e vice-presidente da ABD-CE (Associação Brasileira de Documentaristas) à época, falaram sobre o os desafios e o desenrolar da prática cinematográfica documental no Brasil, tema que permeou o I Fórum Brasileiro de Cinema Documentário, que ocorreu em Curitiba.

De acordo com Francis Vale, as preocupações dos cineastas documentaristas, há quase 30 anos, se prendiam, em primeiro lugar, às dificuldade materiais de produção de se fazer cinema em diferentes estados que não Rio de Janeiro ou São Paulo. Em segundo lugar, se discutia sobre a Política Nacional de Cinema chefiada pela Embrafilme (empresa estatal brasileira produtora e distribuidora de filmes), principalmente quanto aos incentivos e distribuição de verbas para as produções. E, por fim, os cineastas discutiam sobre o circuito de curtas-metragem, tanto relacionado ao mercado comercial obrigatório quanto o mercado alternativo de cineclubes.

"As preocupações mais amplas se referem a diferenciação que existe na produção de cinema no eixo Rio - São Paulo e no restante do país. Isso fez com que houvesse uma ratificação para produções de curta e média metragem para garantir que um terço da verba seja destinada para a produção de outros estados", salientou Marcus Moura.

Os cineastas também falaram da relação do público com o cinema documental e as possibilidade de desenvolvimento do ramo no Brasil. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza