22/02/16

Memória Especial – Artur Guedes

Ficha técnicaHoje (22) faz dez anos da morte de Artur Guedes. A Universitária FM homenageia o dramaturgo, diretor teatral, roteirista, poeta, ator e radialista com edição do Memória Especial. Você ouve, logo abaixo, o programa Pra Dizer e Cantar de 6 de dezembro de 1985, uma das produções desse radialista que trabalhou por mais de 20 anos em nossa emissora.

O programa une a palavra, o som, o verso e a música, contando com produção e locução de Artur e abertura de Marta Aurélia. Nesta edição, podemos ouvir trechos da obra Os Frutos da Terra, do escritor francês André Gide. Considerada a obra de uma época, o livro trata da inquietação do homem moderno. Durante muito tempo, foi considerado incompreendido por possuir a urgência de uma literatura que busca as origens. No prefácio, Gide fala da procura de volta à terra, em meio à uma literatura cansada.

ARTUR GUEDES

Artur Guedes nasceu em 1957 em Acopiara. Formado em psicologia, em 1990, pela UFC, iniciou sua carreira artística ao passar pela Faculdade de Medicina na década de 1970. Escreveu, influenciado pelo curso, as peças A Filha de Hipócrates, Ao Tirano com Amor e Labirinto. Já na década de 1980, esteve à frente de diversos espetáculos, projetos e realizações em espaços alternativos.

Considerado um grande explorador do satírico, do humor agudo, da versalidade e da experimentação, Artur também escreveu o roteiro do longa-metragem Os Habitantes da Lua e recebeu prêmio do Ministério da Cultura em 1998. Artur Guedes também é homenageado pelo evento For Rainbow com o troféu que leva seu nome.

Na Universitária FM, ele esteve na produção e apresentação de diversos programas, entre eles, os clássicos Música Erudita e Pra Dizer e Cantar. Para a jornalista Silvia Leite, "Artur, em sua arte e em sua vida, era clara a identificação visceral com as palavras do poeta Caetano Veloso, 'qualquer maneira de amor vale à pena, qualquer maneira de amor vale amar'. Por essas e outras mais, ele é e sempre será um símbolo de irreverência, liberdade, diversidade e amor à arte".

Hoje (22) à noite, um grupo de amigos de Artur Guedes se reúne no Bar do Mincharia com exibição de vídeos, apresentações musicais e recital de poesias, além de outras manifestações artísticas dedicadas à Artur. O evento tem início às 18h.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

0 resposta para “Memória Especial – Artur Guedes”

  1. […] Artur Guedes nasceu em 1957 em Acopiara.  Formado em psicologia, em 1990, pela UFC, iniciou sua carreira artística ao passar pela Faculdade de Medicina na década de 1970. Foi dramaturgo, diretor teatral, roteirista, poeta, ator e radialista. Escreveu as peças A Filha de Hipócrates, Ao Tirano com Amor e Labirinto. Já na década de 1980, esteve à frente de diversos espetáculos, projetos e realizações em espaços alternativos. Você pode ver o Memória especial completo em homenagem a Artur Guedes aqui. […]

Deixe uma resposta

*