01/06/17

Rádio Universitária FM celebra Festas Juninas

As quadrilhas são uma das maiores tradições das Festas Juninas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Rádio Universitária FM iniciará neste domingo (4) uma programação celebrando as festas juninas no MPB Especial. O programa trará, durante os domingos do mês de junho, artistas e canções típicas das festas que são populares no país inteiro. Neste domingo, às 16h, o MPB Especial irá resgatar músicas de Luiz Gonzaga.

No dia 10 de junho, o programa tocará o som do Trio Nordestino. Já para o dia 18, a produção escolheu as músicas de Adelmario Coelho. E no dia 25, um dia após o dia de São João, o MPB Especial irá trazer vários artistas, como Elba Ramalho, Gal Costa e Geraldo Azevedo.

A origem das festas juninas

As festas juninas são comemoradas no Brasil desde meados do século XVII. Ocorrendo sempre durante o mês de junho, as festas tem raízes católicas e estão associadas a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.

A origem das festas juninas é, no entanto, europeia e só chegou ao Brasil com os colonizadores. Algumas das práticas daquela época perduram até hoje, como o acendimento de fogueiras e de balões. Aqui no Brasil, as festas se misturaram a elementos típicos do interior do país, transformando a celebração do jeito que ela é conhecida atualmente.

No nordeste, as festas juninas ganham ainda outra conotação: a de gratidão. Por causa das intensas secas que a região enfrenta, os moradores do sertão e os católicos mais devotos aproveitam a data para agradecer aos santos pelas raras chuvas.

O programa MPB Especial vai ao ar nos domingos, às 16h e tem produção de Almira Murta, apresentação de Tetê Carvalho e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.