06/05/16

Programa Reouvindo o Nordeste entrevista Jurandy da Feira

Jurandy da Feira (Foto: Reprodução/Internet)

O programa Reouvindo o Nordeste deste sábado (7), transmitido a partir das 8 horas, traz uma entrevista exclusiva com o cantor e compositor Jurandy da Feira, realizada no último mês de abril nos estúdios da Universitária FM.

Jurandy Ferreira Gomes nasceu em Tucano, na Bahia. No entanto, mudou-se cedo para Feira de Santana. Foi lá que começou a carreira artística, ganhando destaque em festivais estudantis. O caminho até o estrelato, porém, foi longo.

Em 1973, na cidade de Exu, foi apresentado àquele que teria um papel decisivo em sua trajetória musical: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Gonzaga foi o "culpado" pelo nome "Jurandy da Feira", em referência à Feira de Santana, onde Jurandy morava na época. Com o nome, veio a responsabilidade de compor uma música para Gonzaga sobre a cidade de Bodocó, em Pernambuco. Nascia assim "Nos Cafundó de Bodocó", a primeira de muitas composições suas para o Rei.

A partir daí, a amizade entre Jurandy e Gonzaga teve papel decisivo na carreira do cantor, que antes ansiava ser dentista. "O Gonzaga pra mim foi o meu anjo de guarda. Ele me colocou esse vírus, entendeu? Porque na verdade eu não tava contaminado ainda por essa ideia de seguir carreira artística cantando. Eu pretendia ser um dentista. Meu pai era protético e papai dizia 'Meu filho, forme dentista porque eu vou trabalhar para você' e deu tudo errado. Fui embora com vírus e lá já fiquei", conta rindo Jurandy.

Na entrevista, o cantor ainda cita "Ao Velho Lua", canção que compôs em homenagem ao amigo. No começo da faixa, há uma gravação especial de Gonzaga para Jurandy em que é perceptível a forte ligação entre os dois. Ouça abaixo:

Para o baiano, "o artista tem que sempre estar gestando alguma coisa. [...] Criando, seja na literatura, seja na pintura. A música, cada vez que ela surge, ela surge com uma força tão grande. Ela traz juventude pra gente. Você saber que tá produzindo e tá fazendo uma obra que você sente que aquilo ali tá dizendo alguma coisa. As pessoas vibram com seu trabalho. Isso é uma coisa muito importante. Esse processo de criação é a vida que a gente tem mesmo."

O programa Reouvindo o Nordeste vai ao ar sempre aos sábados, das 8 às 9 horas, na Rádio Universitária FM. Produzido e apresentado por José Rômulo, o Reouvindo divulga as manifestações artístico-culturais do Nordeste.