27/03/21

Tamara Franklin: música como rota para o aquilombamento

A MC mineira Tamara Franklin fala sobre o processo de criação de seu segundo álbum, cujas sonoridades vão do canto falado do rap aos tambores do congado mineiro - Foto: Neide Oliveira

Neste domingo, 28 de março, o programa Zumbi - O Rap na Universitária FM transmitirá entrevista com a rapper mineira Tamara Franklin, a partir das 18h. Expoente da rica cena do hip hop de Minas Gerais, a artista vai falar sobre como se inspirou no princípio do aquilombamento para produzir seu álbum Fugio. O título do trabalho vem de letreiros em anúncios de jornais brasileiros no século XIX anunciando a busca por pessoas que haviam fugido da escravidão.

À procura de sua ancestralidade sem perder o foco no presente, a MC uniu a poesia de seu altivo canto falado a diversas outras sonoridades. Além de ter reunido uma banda para compor e gravar, Tamara Franklin também trouxe tambores do congado e vozes negras da Guarda do Congo feminina de Nossa Senhora do Rosário e do Coral Vozes de Campanhã, grupo de Ribeirão das Neves, sua cidade natal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de detalhes da produção do álbum, ela vai contar como foi seu encontro com a cultura hip hop, que hoje considera sua religião.

Na seleção musical, destaca-se também “Chuva de Dinheiro”, novo single de Bakkari, MC da cena fortalezense. O programa também traz matéria de Rayanne Pinheiro sobre o lançamento do curta documentário Uma História de Amor, Esperança e Fé, do fotógrafo e realizador audiovisual Leo Silva. A obra trata do projeto social Meninos de Deus, na comunidade Santa Filomena, no Jangurussu, e envolveu a participação do grupo de rap Relato Ativo.

Em 2021, o programa integra o Programa de Promoção da Cultura Artística, contando com o apoio da Secult-Arte UFC.

Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18h às 20h, e é produzido, editado e apresentado por Thaís Aragão. Confira os programas passados na plataforma Mixcloud.com/RadioUniversitariaFM e também no Blog do Zumbi.

Tags:, , , , , , ,