15/05/20

Saúde é o Tema aborda Situação das Mulheres na Pandemia

Segundo a ONU Mulheres, 70% dos profissionais da área de saúde no mundo são mulheres, ou seja, elas estão mais expostas ao vírus (Foto: Divulgação/Outras Palavras)

A segunda edição do programa Saúde é o Tema vai ao ar nesta segunda-feira (18), às 11h30, falando sobre Situação das Mulheres na Pandemia: riscos e sobrecargas. Participam do programa a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) Benita Spinelli; a advogada e militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco Luiza Lins; e a médica sanitarista e professora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPE Sandra Valongueiro. O programa Saúde é o Tema é apresentado pela jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFPE Paula Reis.

Durante o encontro, as convidadas relatam e discutem as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesse momento de pandemia da Covid-19. De acordo com a médica e professora Sandra Valongueiro, o que a pandemia traz é "expor uma desigualdade, seja de gênero, raça ou social, e as mulheres fazem parte dessa parcela onde essa desigualdade é maior". A professora Benita Spinelli reforça ainda as várias possibilidades de adoecimento, seja pelo vírus ou pelos múltiplos fatores que ceram as mulheres. "É a sobrecarga de trabalho e também o sentimento de culpa, porque se algo der errado com a família, com as crianças, se faltar comida, essa mulher ainda carrega essa culpa".

As próximas edições do programa Saúde é o Tema vão ser transmitidas às sextas-feiras, sempre às 11h30, na Rádio Universitária FM. O programa é uma produção da Rádio Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tags:, , , , , , ,