" />

05/12/19

Projeto traz à tona outro olhar sobre a cidade

(Foto: Arquivo Pessoal/ Rastros Urbanos)

Uma Fortaleza narrada pelos álbuns de fotografias. Histórias de vida que se unem à própria história da cidade. Com o projeto de extensão Fotobiografias: uma Fortaleza Que Se Conta em Acervos Fotográficos Pessoais, o grupo de estudos e pesquisas Rastros Urbanos, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, atua desde 2016 na comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza.

“Tem uma outra cidade que se revela nessas imagens, e, além disso, uma outra cidade se monta a partir das narrativas dos moradores quando eles retiram essas fotografias das suas caixas, dos seus álbuns, para que nós façamos a leitura daquilo que eles querem nos dizer”, explica a coordenadora do Rastros, Profª Cristina Maria da Silva, do Departamento de Ciências Sociais, que está à frente do grupo ao lado do vice-coordenador, Prof. Tiago Vieira Cavalcante, do Departamento de Geografia.

A matéria completa sobre o projeto de extensão está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Ouça aqui a versão para a rádio da reportagem que foi ao ar nesta quinta-feira (5), às 11h30*:

*Reportagem de Síria Mapurunga

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*