11/07/20

Mixtape do Costa a Costa ganha leitura geográfica

Pesquisadores da área da Geografia compartilharão análises sobre as músicas lançadas em 2007 pelo grupo de rap fortalezense Costa a Costa (Foto: Capa/Reprodução)

Além de uma seleção musical de lançamentos do hip hop brasileiro, o programa Zumbi – O Rap na Universitária FM transmitirá neste domingo, dia 12 de julho, um bate papo com os pesquisadores ligados à Universidade Federal do Ceará que desenvolveram o artigo “Lugar, Identidade e Representação em Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa: uma leitura geográfica da mixtape”.

A obra do grupo fortalezense, que teve Don L, Nego Gallo e Flip Jay entre seus integrantes, foi um importante marco para o hip hop no Nordeste e provocou efeitos duradouros no panorama nacional. Para Léon Denis Xavier, Lidia Marques e Tiago Cavalcante, autores do estudo, as letras de rap podem ajudar a entender o mundo e, nesse caso, a compreender a realidade de Fortaleza e a relação das pessoas com a cidade e com outros territórios.

Entre a escuta de faixas da mixtape, Léon Denis Xavier, Lidia Marques e Tiago Cavalcante falarão sobre as análises que fizeram da obra lançada em 2007, por meio do selo independente DuNego Records. O artigo acadêmico foi apresentado no SigeoLiterart - Simpósio de Geografia, Literatura e Arte, realizado em 2019 na UNIRIO, e pode ser lido na página 528 do catálogo de trabalhos apresentados, disponível na internet.

O programa Zumbi também retransmitirá a conversa que a jornalista Carolina Areal realizou com Mateus Fazendo Rock para o Ceará Sonoro, um dos podcasts da Universitária FM. O artista, também de Fortaleza, falará sobre a sonoridade de seu “rock de favela” e sobre o disco Rolê nas Ruínas, que Mateus lançou em abril de 2020 e que teve a produção de Rami Freitas.

O programa Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18h às 20h, e é produzido, editado e apresentado por Thaís Aragão. Confira os programas passados na plataforma Mixcloud.com/RadioUniversitariaFM e também no Blog do Zumbi.

Tags:, , , , , , ,