18/07/20

Cronixta fala de Maiandeua, seu álbum de estreia

Rapper de Belém do Pará, CRONIXTA lançou álbum solo com fusão de sonoridades do Norte e participações como KL Jay e Léo Grijó (Foto: Vitor Manon)

No idioma tupi, Maiandeua significa “Mãe da Terra”. Este é o título do novo álbum do rapper paraense CRONIXTA, convidado deste domingo, dia 19 de julho, no programa Zumbi – O Rap na Univesitária FM.

Na décima entrevista realizada pelo programa por meio do WhatsApp durante a pandemia, o artista vai contar mais sobre sua recém-lançada produção, que tem o rap como base, mas que também agrega inúmeras sonoridades que ecoam em Belém. “Dentro do Pará, a efervescência cultural é muito grande. Vai do carimbó ao tecnobrega, guitarrada, a ritmos populares. E cada vez mais eu fui bebendo nessa fonte, porque sempre foi muito natural”, explica.

Também vindo da pixação e do grafite, CRONIXTA faz, na música, pontes com várias cenas pelo Brasil, seja pelas referências ao Manguebeat ou à poesia de Belchior. As faixas de seu novo álbum trazem a participação de nomes como KL Jay (Racionais MC’s), Léo Grijó (Veterano, de Nego Gallo), José Macedo (Afrocidade), Japa System (BaianaSystem) e Pedro Luís (Monobloco, Pedro Luís e a Parede). Ao longo da conversa com CRONIXTA, serão ouvidas faixas dançantes e aguerridas de Maiandeua.

Na seleção musical de lançamentos do hip hop brasileiro, o programa Zumbi também trará o novo som de Asafe, MC do Jereissati que também lançou videoclipe de “Vaidade”, gravado, dirigido e editado por P. Basílio, com apoio de Redzera085.

O programa Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18h às 20h, e é produzido, editado e apresentado por Thaís Aragão. Confira os programas passados na plataforma Mixcloud.com/RadioUniversitariaFM e também no Blog do Zumbi.

Tags:, , , , , , , ,