27/11/19

Agência UFC: Pesquisadores geram hidrogênio a partir do esgoto

A pesquisa, publicada na revista de alto impacto Energy & Environmental Science, foi possível com uma tecnologia bioeletroquímica (Foto: Reprodução/Internet)

O hidrogênio é um forte candidato a matéria-prima para a geração de energia elétrica e de combustível, afinal, ele é um gás renovável e não poluente. Porém, o impedimento para seu uso seria a quantidade de energia externa necessária para a sua produção.

Uma solução para esse problema pode estar em uma pesquisa internacional desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com as universidades norte-americanas Princeton e Columbia e com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos. Em testes laboratoriais, os pesquisadores conseguiram produzir hidrogênio a partir do esgoto, sem a necessidade dessa energia externa.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Ouça aqui a versão para a rádio da reportagem*:

*Reportagem de Kevin Alencar

Tags:, , , , ,