13/05/16

Rádio Debate discute termelétricas e mudanças climáticas

Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (13), o Rádio Debate discute o tema usinas termelétricas e mudanças climáticas. Apresentando esta edição, Nonato Lima, jornalista e diretor da Rádio Universitária FM, recebe, a partir das 11h30, o pesquisador Alexandre Araújo Costa, professor do curso de Mestrado em Ciências Físicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e a integrante do Fórum Ceará no Clima e coordenadora do projeto 350.org, Nicole Oliveira.

O assunto em pauta no programa Rádio Debate surge no contexto recente da Cúpula Mundial do Clima (COP-21), realizada em Paris no final de 2015, e a aprovação de um acordo internacional com 195 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O Acordo de Paris traça metas para serem cumpridas a partir de 2020, como a redução da emissão de gases do efeito estufa, a prioridade para matrizes energéticas renováveis, e propostas para implementar políticas para enfrentar o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Em uma escala local, no início de maio, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou um projeto de lei 12/2016, de iniciativa do Poder Executivo, para isenção fiscal de termelétricas. Esse projeto define a redução do Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) para as operações de gás natural na geração de energia elétrica nas usinas termelétricas. O polêmico projeto de lei aprovado pelos deputados estaduais deverá beneficiar a instalação de uma grande usina termelétrica no Complexo do Porto do Pecém e gerar impactos ambientais na região. Movimentos sociais e ativistas têm se posicionado contra a matéria, uma vez que investimentos em combustíveis fósseis vão de encontro aos compromissos firmados pelo Brasil no acordo da COP-21, em Paris.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e apresentação de Marcos Robério.