04/08/15

Projeto Ocupação Benfica começa hoje (4)

Espetáculo do Coral da UFC - Menino - Homenagem a Milton Nascimento. (foto: divulgação)

O Projeto, que inicia atividades hoje (4), visa trazer apresentações musicais, teatrais, shows de humor, exposições e mostras de cinema ao bairro histórico, conhecido por ser cultural, o Benfica.

A iniciativa pretende fortalecer a produção já intensa de cultura do bairro e valorizar grupos e artistas locais, além de aproximar a população dos equipamentos culturais e urbanos, com a ocupação de praças e ruas.

Hoje (4), a abertura conta com a apresentação do espetáculo Sambaião do Coral da UFC no Teatro Universitário às 19h30. A programação é gratuita e segue pelo mês de Agosto com a proposta de resgatar atividades culturais e artísticas e integrar a vida cultural do bairro com a agenda cultural da cidade.

Assim, durante o mês, misturando música, teatro, cinema e artes plásticas, o Ocupação Benfica, que é proposto pelo Instituto Teatro Público e Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza em parceria com a Universidade Federal do Ceará e Secult-CE, integra o conjunto de equipamentos culturais da Universidade como Museu de Arte da UFC, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, o Anfiteatro (Concha Acústica) da Reitoria e a Casa Amarela Eusélio de Oliveira, e outros equipamentos do bairro como o Teatro Chico Anysio com a rua.

O encerramento se dá dia 28 de Agosto com o show do cantor Chico César na Concha Acústica da UFC.

Mais informações no site ou na página do facebook.

Programação da primeira semana

Teatro Universitário

Quando: 4/8, às 19h30 (Abertura)
Espetáculo: Sambaião – Coral da UFC
O recital-show Sambaião é um trabalho preparatório para o próximo espetáculo do Coral da UFC, intitulado GULA, com estreia prevista para o final do ano. O repertório é recheado de canções que trazem a cozinha e a comida como mote central para desfilar no palco uma variedade de ritmos que compõe o universo musical brasileiro. Em cena, 35 cantores e instrumentistas interpretam cenas cotidianas com sabor carinhoso de uma feijoada completa, ao som de um bom batuque para acompanhar.

Quando: 6/8, às 20h
Espetáculo: Salve – Curso de Dança da UFC
Trabalho de conclusão da disciplina Dança investigação técnica: elementos básicos, da turma de graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará de 2015.1. Um brinde a repressão, ao repúdio, a intolerância, a moral conservadora, aos certos, às certezas de tudo, a verdade dita em nome do divino, ao virtuosismo e pompa, à beleza! Às essências dos perfumes caros, ao esplendor, a tudo o que você quis e não pôde usar, ter, vestir, comprar, beijar, transar, pegar, ser, vender, fazer. E ao leite que jorra na cara dos caretas! Pompa: prazeres efêmeros e irreais presentes no mundo, ostentação.

Casa Amarela

Quando: 7/8, às 16h
Vou contar para os meus filhos (Brasil, 2011, documentário, 24min) - Dir. Tuca Siqueira

Entre os anos de 1969 e 1979, 24 jovens mulheres estiveram presas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife (PE), porque lutavam por igualdade social e pela democracia em uma época em que o Brasil enfrentava uma ditadura militar. Passados 40 anos, o reencontro delas, que hoje moram em diferentes estados do país, traz de volta não apenas os laços de solidariedade que surgiram no presídio, mas também a lembrança de um Brasil que tentou calar vozes e violentar sonhos.

Damas da Liberdade (Brasil, 2012, documentário, 28min) - Dir. Célia Gurgel e Joe Pimentel

Através de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia é contada a história da luta pela anisita no Brasil nos anos de 1970 reacendendo o debate sobre um período de repressão e medo que o país jamais deverá esquecer.
As Minhas Meninas (Brasil, 1999, doc, 11min) - Dir. Luciana Cavalcante

Documentário sobre quatro mulheres que participaram da luta contra a ditadura militar no Brasil. É a história de mulheres comuns, como muitas que estão enfrentando outra luta nos dias de hoje.

Ocupação Benfica
4 de Agosto a 28 de Agosto
Apresentações gratuitas no Bairro Benfica
Para ver a programação completa, clique aqui.