02/06/15

Projeto Escola da Terra no Ceará é lançado hoje

Foto: Washigton Alvez/MEC

O Escola da Terra, projeto de aperfeiçoamento e formação de educadores para escolas do campo e de comunidades quilombolas, é lançado oficialmente, hoje (2), na Faculdade de Educação (Faced) da UFC. O evento vai ser realizado no Auditório Valnir Chagas, da Faced e conta com apresentações dos alunos de comunidades quilombolas e do campo.

O projeto Escola da Terra é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria da Educação do Estado e secretarias dos 19 municípios envolvidos e compreende quatro ações: a formação acompanhada e continuada de professores do ensino fundamental em escolas do campo e quilombolas, formar assessores pedagógicos que terão função de tutores, ofertar aos professores e tutores materiais pedagógicos, e assim, monitorar, avaliar, gerir a educação em tais espaços.

Com 863 professores inscritos, o curso é dividido em seis módulos que totalizam 180 horas. As aulas acontecem de 11 de junho a 11 de dezembro e serão alternadas entre presenciais e de campo.  A qualificação dos docentes será de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior que aderirem ao programa, no caso do Ceará, da UFC.

Os municípios participantes são: Beberibe, Canindé, Cascavel, Caucaia, Cedro, Ibaretama, Icó, Independência, Itapipoca, Itarema, Itatira, Orós, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Tauá, Tamboril, Santa Quitéria e São Luís do Curu.

Lançamento do Projeto Escola da Terra no Ceará
Auditório Valnir Chagas, da Faced (Rua Waldery Uchoa, 1, Benfica)