18/05/16

Pra dizer e cantar celebra obra do escritor Pablo Neruda

MD-01 Madrid.- Pablo Neruda creó algunos de los versos que más se han oído y recitado a lo largo del siglo XX y XXI. Pero, además de ser el poeta del amor y del compromiso, tuvo una gran producción literaria que ha quedado reunida en un volumen titulado "Nerudiana dispersa II", sobre el que cuyo editor, Hernán Loyola, habló con EFE en una entrevista. En la foto de archivo (Mayo, 1956) Neruda en Budapest, con el puente de la libertad sobre el Danubio al fondo. EFE/MTI‚1W

Reprodução/Internet

Em 29 de setembro de 1983, a obra do escritor chileno Pablo Neruda (1904-1973) foi homenageada no Programa Pra Dizer e Cantar. A produção desse programa especial da Rádio Universitária FM se deu por conta dos dez anos de falecimento do poeta, no dia 23 de setembro de 1973, em Santiago no Chile. A proposta do Pra Dizer e Cantar é trazer declamações de fragmentos literários de determinado autor, entremeados com canções acerca dos temas tratados nos textos, no diálogo radiofônico entre as linguagens da literatura e da música.

Pablo Neruda nasceu no dia 12 de julho de 1904 em Parral, cidade a 340 quilômetros ao sul da capital chilena. O nome oficial registrado em cartório era Ricardo Neftali Reyes Basoalto. Porém, na adolescência, adotou o nome artístico Pablo Neruda em tributo ao escritor tcheco Jan Neruda (1834-1891) e ao poeta francês Paul Verlaine (1844-1896), dos quais era admirador. Posteriormente, adotou o pseudônimo como nome civil. Além de escritor, Pablo Neruda foi diplomata e político, integrante do Partido Comunista chileno, senador, cônsul e embaixador do Chile em diversos países, como México, Argentina, Espanha, França, Sri Lanka, Indonésia e Cingapura.

Estreou com o livro Crespusculario, em 1923. Canto Geral (1950) é uma de suas obras poéticas mais importantes pelo cunho político e social, o amor à terra natal e a denúncia da opressão vivida pelos povos latinoamericanos. Neruda foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1971, pelo conjunto da obra, representativa da América Latina e da língua espanhola, com a seguinte citação da Academia Real de Ciências da Suécia:"pela poesia que, com a ação de uma força elemental, reaviva o destino e os sonhos de um continente."

O escritor faleceu em 1973, em Santiago, em decorrência de um câncer de próstata, poucos dias após o golpe militar que derrubou o presidente chileno Salvador Allende, com quem o poeta mantinha relações de amizade. Em 1994, Neruda foi homenageado em O Carteiro e o Poeta, filme com direção de Michael Radford, adaptado do livro do escritor conterrâneo Antonio Skármeta.

O programa Pra Dizer e Cantar em homenagem à obra literária de Pablo Neruda teve produção de Artur Guedes e Dóris Sampaio, apresentação de Almir Pedreira e operação de áudio de Paulo Roberto Frazão.

Escute o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro