10/08/15

Homenagem à atriz cearense Antonieta Noronha

A Atriz Proletária com Antonieta Noronha | Foto: Nely Rosa

Com o objetivo de reverenciar os 79 anos de vida e os 50 anos de carreira da atriz cearense Antonieta Noronha, artistas de Fortaleza se uniram em uma programação diversificada de oito dias com obras e mostras que permeiam a vida da atriz que teve inicio no sábado (8).

Considerada dama do teatro cearense, Antonieta Noronha, nascida em Sobral, iniciou a vida artística aos 18 anos. Participou do Programa de Calouros da Ceará Rádio Clube e A Voz de Ouro ABC da rádio Uirapuru. Integrou o Grande Coral do Conservatório Alberto Nepomuceno e participou do Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 1964 concluiu o curso e integrou o elenco da Comédia Cearense e do Teatro Novo, sendo dirigida por diretores como Marcus Miranda, B. de Paiva e Haroldo Serra.

Por ter a versatilidade como marca, a atriz interpreta comédia, drama, tragédia. Na televisão, Antonieta atuou como a fofoqueira Olinda, do programa Dois na Berlinda, ao lado de Praxedinho.

No Cinema, a estreia se deu com o filme Dora Doralina de 1982 com Vera Fischer e Cleide Yácones.Premiada como atriz nos filmes O amor não acaba às 15h30min, Deixa-me ficar e Tempo da Ira. No contemplado Central do Brasil, trabalhou ao lado de Fernanda Montenegro. Luiza Homem, Milagre em Juazeiro e A Lenda do Gato Preto também ocupam lugar de destaque no meu extenso currículo.

Em 2004, Antonieta inaugurou o teatro que leva seu nome com o espetáculo Um minuto de silêncio.

A programação da semana se divide entre encontros, mostras de cinema e espetáculos teatrais com ingressos acessíveis.

08/08
Percursos Urbanos, saída ás 15hs do BNB terminando às 17h com festa de Aniversário na Rua de Antonieta Noronha.
Encontro na faculdade de Economia às 17h.
Elefantes Famintos no Teatro do Dragão 20h. - R$5 meia e R$10 inteira
Baldio - Grupo Pavilhão da Magnólia - 20h SESC IRACEMA - Ingressos R$ 20/inteira e R$10 Meia

09/08
ANTONIETA - A ATRIZ PROLETÁRIA - Com Ricardo Guilherme - às 20h - Teatro dragão do
Ingressos: R$30 inteira/R$15 Meia
Baldio - Grupo Pavilhão da Magnólia às 19h no Sesc Iracema
Ingressos: R$ 20 inteira/ R$10 Meia

10/08
Encontro sobre Antonieta - Filme
Com Wolney Oliveira /Ilclemar Nunes.
Teatro Antonieta Noronha de 10h as 17h.

11/08
Kaligulas - Comedores de Abacaxi às 20h  no Teatro Dragão do Mar