02/06/20

Você sabe o que é resiliência?

Segundo a psicóloga Ana Raquel Sousa, uma pessoa resiliente vê o lado positivo das coisas e se adapta a situações inesperadas, sempre aprendendo com as experiências de vida (Imagem: Getty Images)

Muitas pessoas têm a capacidade de passar por problemas, transpor adversidades, seguindo em frente na vida de peito e braços abertos. Outras, no entanto, que não se adaptam às mudanças, geralmente não encontram forças para superar situações adversas e sucumbem ao primeiro problema que aparece. Os que estão sempre vendo o lado bom dos momentos ruins, aprendendo com isto e sempre seguindo em frente, são pessoas resilientes, palavra que ficou bastante conhecida nos últimos anos.

O termo resiliência surgiu na Física, como sendo a capacidade que alguns corpos têm de voltar atrás, mesmo após serem submetidos a algum tipo de deformação. Segundo a psicóloga Ana Raquel Sousa, uma pessoa resiliente vê o lado positivo das coisas e se adapta a situações inesperadas, sempre aprendendo com as experiências de vida:

"A resiliência, na área da Psicologia, é uma habilidade que o ser humano tem de se adaptar a situações adversas do dia a dia. Todos nós, seres humanos, temos situações difíceis e ninguém está isento de passar por isso. Então a resiliência entra justamente aí, como uma alternativa de se adaptar de forma saudável a essas situações. Uma pessoa resiliente consegue se adaptar de forma mais rápida, ela vê o ponto positivo das coisas, consegue lidar de forma melhor e obter um crescimento, e se desenvolve diante dessas situações inesperadas."

A pandemia do novo coronavírus é um momento em que a resiliência, como habilidade, se faz necessária (Foto: Getty Images)

A pandemia do novo coronavírus é um momento em que a resiliência, como habilidade, se faz necessária (Foto: Getty Images)

Todos nós podemos desenvolver a resiliência, que hoje é vista como uma habilidade. A psicóloga Ana Raquel Sousa destaca os pontos que fazem com que a pessoa se reconstrua positivamente diante das adversidades que a vida apresenta:

"A resiliência, hoje, é vista como uma habilidade. Então uma pessoa pode aprender a ser resiliente, pode desenvolver isso nela. O que pode também influenciar uma pessoa a aprender a ser resiliente é o convívio familiar, é o histórico de vida dessa pessoa, mas principalmente as situações adversas que o ser humano, o indivíduo passa, e ela aprende a lidar com essas questões, com essas situações."

A situação de pandemia do novo coronavírus vivenciada por todos nós, na qual um inimigo invisível nos leva ao isolamento social e tira a vida de pessoas queridas, é um momento oportuno para a prática da resiliência humana. Quem não possui essa capacidade pode tentar colocá-la em prática, ou conseguir algum conforto, seguindo dicas da psicóloga Ana Raquel Sousa:

"Além da adaptação e ser flexível, é [preciso] também procurar aprender com as situações adversas que você pode passar. Por exemplo, diante da situação que a gente se encontra hoje, o que você aprendeu ou está aprendendo com ela? Sempre se perguntar isso. Outra dica também, bem necessária, é você ter uma atitude positiva diante disso. Não só pensar de forma positiva, mas também agir de forma positiva. Algo também muito importante que você pode estar levando em consideração é sempre procurar conexões e relacionamentos saudáveis. Quando você, por exemplo, sente aquela sensação de ansiedade, sempre procure escrever sobre as suas emoções, o quê você sente naquele momento. Isso também traz um pouco a oportunidade de você se autoconhecer. Outra técnica importante também pode ser a técnica de relaxamento e meditação."

Entre os princípios básicos para cultivar um caráter resiliente estão: definir um propósito de vida, eliminar pensamentos negativos mantendo a concentração em sentimentos positivos e, sobretudo, exercer a gratidão.

Reportagem de Márcia Vieira

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

*