16/06/15

Vila abre vagas para módulo “Crítica 2”

Juliano Gomes é crítico de cinema da Revista Cinética (foto: Divulgação)

A Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes abre, a partir desta quinta-feira (18), vagas para os interessados em ser ouvintes no módulo de “Crítica 2”, a ser ministrado entre os dias 22 e 26 de junho, pelo crítico Juliano Gomes, no ciclo final do Curso de Realização e Audiovisual. As inscrições podem ser feitas por meio de ficha eletrônica disponibilizada aqui.

A disciplina busca pensar a crítica como conceito e prática e suas possibilidades de operação hoje. A partir das análises de textos e obras de artistas e pensadores variados como Abbas Kiarostami, Maurice Blanchot, Nuno Ramos, Walter Benjamin, Tom Zé, Jia ZhangKe, Rômulo Fróes, Bertolt Brecht, Georges Didi-Huberman, Miguel Rio Branco, Jacques Ranciére, Andy Warhol e Nicole Brenez, será criado um trajeto de verificação das possibilidades dessa “ação crítica”, no sentido de refletir sobre sua possibilidade de realização prática.

A execução do módulo intercala conversas teóricas, análise de trabalhos apresentados durante os encontros, produção de texto e discussão acerca desse material produzido. Como atividade do curso, os alunos deverão ainda assistir a filmes da programação do 25º Cine Ceará, como atividade extra-sala.

Sobre Juliano Gomes
Atua como crítico e artista em diversas áreas. É formado em Cinema, Jornalismo e Publicidade (PUC-Rio). Mestre e doutorando (ECO-UFRJ), escreve críticas na Revista Cinética. Publica textos em revistas, livros e catálogos no Brasil além de participar de comitês de seleção de festivais de cinema no Brasil.

SERVIÇO:
Vagas para ouvintes - Ciclo final do Curso de Realização em Audiovisual
Módulo: Crítica 2
Ministrante: Juliano Gomes
Inscrições: até 18 de junho de 2015
Processo seletivo: Preenchimento de formulário de inscrição online
Período do módulo: 22 a 26 de junho, das 14h às 18h
Resultado da seleção: 19 de junho de 2015