10/03/21

UFC inicia programação dos Encontros Universitários 2020

Os Encontros Universitários 2020 serão realizados até o próximo dia 12 de março (Foto: Divulgação)

Na universidade, tudo se transforma. A partir desse princípio, a UFC cruza o primeiro ano de pandemia de covid-19 e chega a mais nova edição dos Encontros Universitários. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 10 de março, em solenidade virtual, com participação também dos pró-reitores da UFC e diretores dos campi de Sobral, Crateús, Quixadá e Russas, além do vice-reitor José Glauco Lobo Filho.

O reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, lembrou o caminho que a UFC tem aberto ao longo da pandemia, para seguir além:

"A pandemia chegou faz um ano e nós não sabíamos o que ela representava. Era preciso nos reinventar, era preciso criar um mundo novo, e a UFC criou esse mundo novo. As dificuldades que foram apresentadas no primeiro momento eram gigantescas. Elas iam desde amparar os nossos alunos vulneráveis diante do fechamento dos restaurantes, dar apoio às residências universitárias. Aqueles que não estavam nas residências universitárias era preciso que recebessem também ajuda. Mais do que isso, era preciso acolher para incluir os nossos alunos."

A conquista do mundo virtual, pela comunidade acadêmica, é um dos feitos comemorados pelo reitor;

"Era preciso equipar os nossos alunos, a nossa comunidade, com equipamentos de internet, sinais de WiFi. Era preciso treinar a nossa comunidade. Não era possível parar a Universidade e a comunidade da UFC teve a lucidez de se unir para enfrentar esse desafio. A realização dos Encontros Universitários de 2020, que agora se realiza, é a comprovação da capacidade da nossa comunidade."

Ouça também: Palestra Vacina: Mitos e Verdades abre Encontros Universitários 2020

Da união, se faz os Encontros Universitários. O evento é considerado um dos principais da UFC e, esta edição, realizada, totalmente, em formato virtual, apresenta mais de 5 mil e 400 trabalhos inscritos. São diversas áreas contempladas, como inovações pedagógicas, políticas públicas e direitos humanos, saúde, cultura, economia e sustentabilidade.

Também serão apresentadas palestras, a cada dia do evento, sobre temas de interesse social, para a compreensão da crise sanitária atual e o enfrentamento dos desafios que se impõem ao desenvolvimento científico e educacional.

Esta edição, referente ao ano de 2020, é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC e ganha o mundo pela janela da internet. A pró-reitora Elizabeth Daher destaca:

"Os Encontros Universitários 2020, no campus de Fortaleza, são constituídos por 17 encontros científicos ligados às seis pro reitoria da UFC, somados à Secult-Arte e Mostra ICA. A grande novidade foi a unificação dos cronogramas e uso simultânea da mesma plataforma com os campi do interior."

Os Encontros Universitários 2020 serão realizados até o próximo dia 12 de março. A programação inclui mais de 90 atividades, entre palestras e shows musicais, abertas ao público. Para participar, basta acessar o canal dos Encontros Universitários 2020 no Youtube. A programação completa está no portal da UFC.

Ana Mary Cavalcante, para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , , ,