27/07/16

UFC inicia período de matrícula para alunos veteranos

Reprodução/Internet

A partir de hoje (27) até sexta-feira (29), a Universidade Federal do Ceará (UFC) inicia o processo de matrículas para alunos veteranos. A matrícula curricular pode ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e das coordenações de curso. O semestre letivo 2016.2 tem início no dia 16 de agosto.

O aluno veterano terá prioridade nas turmas cujas vagas forem reservadas para seu curso. As vagas solicitadas e não ocupadas durante a matrícula curricular são disponibilizadas, ainda na fase de matrícula, para outros alunos.

A UFC também realiza outras etapas que envolvem o processo de matrícula na instituição. Fique por dentro e entenda a diferença:

Matrícula institucional

Acontece entre os dias 27 e 29 de julho. Essa etapa é destinada para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a UFC, mas sem estarem matriculados em disciplinas. A matrícula deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA, e não passa por análise da coordenação do curso. O aluno deve estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos, não podendo ultrapassar quatro semestres letivos.

Ajuste de matrícula

Acontece entre os dias 4 e 5 de agosto, através do SIGAA ou nas coordenações de curso. Esse período permite que o aluno solicite alterações (tanto inclusões quanto exclusões), por eventuais necessidades de adaptação, de matrículas em componentes curriculares. Vale lembrar que essa possibilidade deve ser usada caso haja eventuais necessidades de mudança curricular e não como uma prorrogação do prazo de matrícula. Também é necessário aguardar a conclusão do processamento das solicitações de matrícula.

Matrícula em tempo real

Acontece apenas nos dias 11 e 12 de agosto e é feita exclusivamente pela Internet, não passando por processamento. Os alunos, após a seleção da disciplina no sistema, já podem se matricular diretamente, sendo atendidos por ordem de registro. Com exceção dos novatos e das vagas privativas das coordenações de curso, todas as demais são disponibilizadas para alunos aptos a ocupá-las, independentemente de reservas.

Essa etapa só permite que o aluno acrescente matrículas, não sendo possível remover matrículas confirmadas anteriormente.