26/02/21

UFC abre inscrições para auxílio-creche e auxílio emergencial

Os estudantes devem se inscrever no SIGAA, até as cinco da tarde de 28 de fevereiro (Foto: Reprodução/Internet)

Estudantes matriculados nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará nos campi de Fortaleza e do interior podem se inscrever para receber auxílio creche e auxílio emergencial até o próximo domingo, 28 de fevereiro.

O processo seletivo do primeiro edital de auxílios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC em 2021 será realizado totalmente online como explica a pró-reitora da PRAE, Geovana Cartaxo:

"A grande novidade desse edital é que ele vai ser todo online e o aluno vai precisar anexar todos os seus documentos em PDF pelo sistema. Ele entra no SIGAA, em bolsas e auxílios, escolhe o campi que ele estuda e e o auxílio que ele vai pleitear, preenche o questionário e  vai anexando os documentos que são pedidos em cada etapa. Dessa forma, não deixar de acolher os alunos nesse momento de pandemia é realizar esse edital, inteiramente online."

Para os campi de Fortaleza, até 200 estudantes podem ser beneficiados com o auxílio emergencial. Outros 55 auxílios vão ser distribuídos para os alunos dos campi de Cratéus, Quixadá, Russas e Sobral. A professora Geovana Cartaxo informa quem pode concorrer ao auxílio emergencial:

"O auxílio emergencial é para os alunos que tem vulnerabilidade social e econômica, ou seja, que tem a renda comprovada de no máximo 1,5 salário mínimo per capita por pessoa da família. E, nesse caso, o auxílio emergencial está aberto para aqueles alunos que entraram agora no semestre 2020.2, que não tiveram oportunidade de concorrer aos outros auxílios, que é pra dar alguma forma de acolhimento para esses alunos."

O auxílio-creche não tem quantidade definida. Todos os estudantes que que são mães ou pais e que comprovarem coabitação com o filho podem ser beneficiados. Geovana Cartaxo cita quais são os critérios para concorrer a essa modalidade de auxílio:

"O auxílio-creche é sempre destinado a dar um auxílio pecuniário aos estudantes que estejam matriculados em cursos de graduação presenciais e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e também tenham filhos. [O objetivo é] para diminuir esses riscos de evasão dos pais que tem filhos pequenos, de 6 meses a 48 meses incompletos. Eles podem receber esse auxílio creche desde que comprovada sua vulnerabilidade socioeconômica."

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para auxílio-creche e auxílio emergencial da UFC devem se inscrever no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA, até as cinco horas da tarde do próximo domingo, 28 de fevereiro. O edital e mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados no site ufc.br.

Marcia Ximenes para Rádio Universitária FM.

Tags:, , , , ,