23/01/23

Tem início restauração de patrimônio cultural depredado

O Iphan elaborou um relatório sobre os danos causados a bens arquitetônicos protegidos pelo Instituto, na sede dos três Poderes. O documento foi entregue ao Ministério da Cultura e orienta sobre as ações necessárias para a recuperação do patrimônio atingido (Foto: CARL DE SOUZA/AFP)

Juntar peça por peça, unir o que quebrou, remediar os cortes no tecido das obras. Um trabalho minucioso e paciente, que recupera o tempo e restaura a história. A muitas mãos, instituições brasileiras, atacadas por bolsonaristas radicais, reparam os danos causados ao patrimônio nacional, em Brasília.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional coordena o trabalho de restauração dos bens destruídos pela invasão de golpistas às sedes dos três Poderes.
O ataque aconteceu no último dia 8 de janeiro, e as ações de restauração já começaram, informa o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Ouça na reportagem de Ana Mary C. Cavalcante:

Tags:, , ,