03/07/23

Sistema de Bibliotecas da UFC orienta alunos sobre pendências

Mais informações no site biblioteca.ufc.br (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ouça "Sistema de Bibliotecas da UFC orienta alunos sobre pendências" no Spreaker.

Com o semestre letivo 2023.1 chegando ao fim, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará faz um alerta para que os estudantes que tenham pendências em alguma biblioteca da universidade tentem resolvê-las antes do fim do semestre, pois eles podem acarretar em problemas na matrícula para o semestre seguinte.

Kalline Yasmin, bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFC, explica quais são as pendências e o contratempo que elas podem acarretar:

"A importância dos estudantes regularizarem a sua situação junto às bibliotecas antes do fim do semestre, pois caso possuam pendência, interferirá na efetivação da matrícula para o semestre seguinte. Então, existem dois tipos de pendências que interferem na matrícula: possuir materiais atrasados ou multa com valor superior a dez reais. Se você tiver inserido em algum desses dois casos você, inicialmente, vai precisar realizar a devolução desses materiais em atraso na biblioteca na qual você realizou o empréstimo e, em seguida, efetuar o pagamento da multa se ela for superior a dez reais."

Kalline Yasmin também explica como os estudantes podem regularizar suas situações, em especial se possuírem multa no valor acima de 10 reais:

"Se o estudante já devolveu os materiais mas ficou com a pendência da multa superior a dez reais será necessário efetuar o pagamento desse débito. Então, visando oferecer uma maior comodidade e opções de pagamento, o Sistema de Bibliotecas adota a geração de solicitação de pagamento via Pagtesouro. Através desse recurso, os estudantes podem realizar o pagamento da multa através de uma guia de recolhimento da União, que é o que a gente conhece mais comumente como GRU, ou através de cartão de crédito, PicPay ou Pix. Efetuando esse pagamento, ele vai precisar encaminhar pro e-mail da biblioteca na qual ele tem essa multa, o comprovante, e a partir disso que a biblioteca efetuará a baixa no débito do aluno. Então todas essas informações estão disponíveis também no site da biblioteca. Lá a gente tem um tutorial, é no próprio site que você gera essa solicitação de pagamento via Pagtesouro. Então, lá vocês vão encontrar todas essas informações com maiores detalhes."

As demais informações citadas pela bibliotecária estão disponíveis no site biblioteca.ufc.br.

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:, ,