01/07/21

Simpósio de Direito Internacional acontece em setembro

Pesquisadoras e pesquisadores que se debruçam sobre esses temas podem participar do Simpósio inscrevendo trabalhos até o dia 2 de julho (Foto: Divulgação)

Este ano, o Simpósio de Direito Internacional da Universidade Federal do Ceará chega a sua oitava edição. O evento é organizado pelo GEDAI - Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais, da Faculdade de Direito, e será realizado nos dias 9 e 10 de setembro. Melina Coelho, diretora-geral do GEDAI, comenta sobre os temas que serão destaque no Simpósio em 2021:

"Nesse ano o Simpósio terá como tema principal discutir os 30 anos do Mercosul. Esse modelo de integração regional que foi muito inspirado na União Europeia, mas que tem suas peculiaridades, que reverberam exatamente a história da nossa região, aqui na América do Sul. Outros temas também serão discutidos, como a emergência climática, sobretudo diante da devastação da nossa floresta amazônica; vamos discutir Covid-19 e os negócios, a economia internacional, diante desse impacto causado pela pandemia; fora os impactos causados sobre os direitos humanos diante dessa crise."

Pesquisadoras e pesquisadores que se debruçam sobre esses temas podem participar do Simpósio inscrevendo trabalhos até o dia 2 de julho. Eles podem ser no formato de artigo científico ou resumo expandido. Uma comissão selecionará os melhores trabalhos para apresentação no Simpósio. Após o evento, uma nova análise será feita para escolher aqueles que farão parte da publicação anual organizada pelo GEDAI.

"É uma oportunidade muito interessante para os pesquisadores que querem ter publicações. Publicações avaliadas por um corpo técnico realmente consagrado na pesquisa científica. Então nós convidamos todos que tenham muito interesse na pesquisa em direito internacional, nos assuntos internacionais."

O edital de chamada de trabalhos pode ser acessado através dos canais de Instagram e Facebook do Grupo de Estudos e no site gedai.ufc.br.

O VIII Simpósio de Direito Internacional será online e contará com a participação de dirigentes do Mercosul, de representantes do Ministério das Relações Exteriores e convidados de várias regiões do Brasil, além do Ceará.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,