08/01/24

Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC detém nível máximo

Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário detém nível máximo do Programa de Qualidade no Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

Ouça "Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC detém nível máximo" no Spreaker.

Um marco para a história do Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à UFC/EBSERH. No ano passado, foram realizados 90 transplantes de medula óssea, número que supera as marcas anuais desde o início do funcionamento do serviço, em 2008. Todos os transplantes são feitos em parceria com o HEMOCE, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. O chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do Hospital, Fernando Barroso Duarte, fala sobre os resultados do trabalho desenvolvido no Serviço de Transplante de Medula Óssea:

"Nós temos uma sobrevida comparáveis aos melhores hospitais do Brasil e do mundo. Isso tem sido muito relevante quando a gente considera que nós somos um centro universitário e que realiza os transplantes mais complexos, tais como não aparentado, quando o doador é fora da família, ou mesmo o transplante com o doador da família não totalmente compatível, que é o aplo idêntico uma possibilidade extraordinária de poder atender a quem não encontra um doador fora da família."

Além desses, também foram realizados 55 transplantes autólogos, ou seja com células-tronco dos próprios pacientes; e 20 alogênicos aparentados, ou seja com doador familiar compatível. Em 2022, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital ainda obteve o nível máximo “A” pelo Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes, do Ministério da Saúde. Fernando Barroso comemora as conquistas.

"Tem sido um esforço muito grande de toda a equipe do transplante de medula óssea, inclui não só médicos mas também enfermeiros e outros profissionais de outras áreas, no sentido do aprimoramento e na qualidade do transplante medula óssea feito no Hospital Universitário Walter Cantídio. A busca não só por um número maior de transplante mas também pela qualidade nesse transplante tem sido algo cada vez mais discutido e cada vez mais almejado por todos nós."

O Transplante de Medula Óssea é uma oportunidade de tratamento para cânceres no sangue, como as leucemias, os linfomas e os mielomas; para neuroblastomas, que são tumores no sistema nervoso; além de falências medulares. Para ser doador de medula óssea, basta cadastrar-se no Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, feito a partir dos hemocentros de todo o Brasil, a exemplo do Hemoce. O candidato deve ter entre 18 e 35 anos e bom estado de saúde.

Reportagem de Síria Mapurunga

Tags:, ,