16/08/16

Semana 5 1/2 de Design homenageia mulheres

A designer Bea Feitler é a grande homenageada da Semana 5 1/2 de Design
(Foto: Reprodução)

Nesta semana de recepção dos calouros da Universidade Federal do Ceará, o curso de Design realiza, a partir desta terça-feira (16) até o dia 19, uma série de oficinas e palestras na chamada Semana 5 1/2 de Design. Nesta edição, são homenageadas as produções femininas que tiveram papel importante no mercado de design nacional. O evento é gratuito e aberto ao público.

A brasileira Bea Feitler (1938-1982) é a grande homenageada no semestre 2016.2. Consagrada internacionalmente pelos seus trabalhos de design editorial, em revistas como Rolling Stones e Harper's Bazaar, Bea também foi uma grande defensora dos direitos femininos. Em homenagem à designer, será realizada uma exposição na sexta (26), Dia Mundial da Igualdade Feminina.

Entre as convidadas e expositoras da Semana 5 1/2 de Design, destaque para Monike Oliveira (Abracadabra), Rebeca Prado (Miligrama), Tatiana Lourenço (Terra Verde) e a marca de slow fashion Catarina Mina. Nas palestras, serão discutidas as experiências de montar uma empresa, investir em projetos e, principalmente, o que é ser mulher em posições de poder e as repercussões do empoderamento feminino no mercado de trabalho.

Além das conversas e homenagens, a Semana realizará quatro oficinas, cada uma homenageando um designer importante para a memória do design brasileiro: Emilie Chamie, Ana Couto, Nice Firmeza e Lina Bo Bardi. Nesta terça (16), acontecerá a Oficina de Bordado, a partir das 16h, na sala 11 do prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Campus Benfica. Às 19h, ocorre painel de discussão sobre design consciente.

Para conhecer mais detalhes da programação, acesse a página da Semana no facebook clicando aqui. As inscrições para algumas oficinas já estão esgotadas, mas os interessados podem se inscrever presencialmente minutos antes das oficinas, caso haja desistências.

Confira a reportagem de Fernando Jocelito para o Jornal da Universitária:

Semana 5 1/2 de Design
De 16 a 19 de agosto de 2016
Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) - Av. da Universidade, 2890, Benfica
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações pelo telefone (85) 99678-0085