05/04/17

Seara da Ciência oferece cursos para alunos da rede pública

A Seara da Ciência é um polo científico e cultural da UFC aberto ao público (Foto: Divulgação)

A Seara da Ciência está recebendo, até o dia 7 de abril, inscrições para cursos gratuitos direcionados a estudantes do ensino médio de escolas públicas. As inscrições estão sendo feitas por ordem de chegada, na sede da Seara da Ciência, localizada no Campus do Pici, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h e é necessário apresentar carteira de estudante ou declaração de matrícula da escola no ato da inscrição.

Os cursos ofertados abrangem cinco áreas básicas. As vagas estão distribuídas em química, física, biologia, matemática e astronomia, nos turnos matutinos e vespertinos e em diferentes dias da semana. Confira aqui as vagas.

A oferta destes tipos de cursos já é prática costumeira da Seara da Ciência e visa incluir o maior número possível de alunos da rede pública. Estudantes de escolas particulares poderão tentar as vagas remanescentes, cujas inscrições ocorrerão nos dias 6 e 7 de abril.

Salão de Exposição do Museu Interativo (Foto: Divulgação)

A Seara da Ciência

A Seara da Ciência foi criada em 2000 e é um órgão da Universidade Federal do Ceará (UFC) cujos principais objetivos são, nas palavras do professor Marcos Vale, a “divulgação e educação científicas”. Com foco principalmente em adolescentes residentes de periferias ou que estudam na rede pública, a Seara oferece espaços, cursos e atividades gratuitos voltados para produções científicas.

Marcos Vale, coordenador do órgão, explica que apesar dos cursos básicos serem direcionados para jovens e adolescentes, os outros programas da Seara são abertos ao público em geral. Há também cursos ofertados no período de férias que abrangem até professores do ensino médio. O museu do local chega a receber entre 25 e 28 mil visitas anualmente e as feiras de ciências promovidas pelo espaço em conjunto com outros órgãos recebem pessoas de todos os tipos.

Feira de Ciências (Foto: Divulgação)

Entre seus principais projetos, estão inclusos também o Teatro Científico e uma série de produções audiovisuais voltadas para temas como química, física e biologia. “Tudo que se relacionar com ciência e que a gente sinta que seja importante para a formação dos estudantes do nível médio nacional, a gente tenta fazer” afirma o professor Marcos Vale.

Peça no Teatro Científico (Foto: Divulgação)

Inscrições para cursos básicos da Seara da Ciência
Até o dia 7 de abril, das 8h30 às 11h30 e 14h às 17h
Local: Seara da Ciência (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra)