14/10/21

Rádio Universitária FM comemora 40 anos

Confira a programação especial de aniversário da Rádio Universitária FM (Foto: Selo Comemorativo/CCM UFC)

A Rádio Universitária FM 107,9, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), completa 40 anos no ar no dia 15 de outubro. Fundada em 1981, a emissora segue sua missão educativa de divulgar ciência, cultura e informação à comunidade universitária. Para celebrar essa trajetória, a equipe da Rádio Universitária FM preparou uma programação especial de aniversário para os ouvintes.

No dia 15, às 6h, o programa Acordes dá destaque para a música instrumental cearense, com apresentação especial de Leovigilda Bezerra. Na sequência, às 7h, o Estação 107  é dedicado ao cantor Belchior.

O Reouvindo o Nordeste vai ao ar às 8h30, ao vivo, com apresentação de Eleuda de Carvalho. Às 9h30 é a vez do Brasil em Todos os Tempos, com a seleção musical que marcou os 40 anos da RUFM.

O Jornal da Universitária começa às 11h, com reportagens especiais sobre a história, a trajetória e  a importância cultural da emissora. Em seguida, às 12h, o Pausa Musical dedica sua programação aos artistas cearenses. Já às 14h, o Especial Memória 40 anos traz trechos da programação da RUFM de 1982 a 1993. A programação segue às 16h, com Cordas, Bandas e Metais ao vivo e com participação do grupo Murmurando. Às 17h, começa a seleção musical especial do Fim de Tarde.

Ainda no dia 15, às 18h, a RUFM exibe a pré-estreia da radionovela As Lendas de Dandara, romance de Jarid Arraes com adaptação de Manuella Nobre e Jailson Neves. Direção de Manuela Nobre. Sonoplastia, edição e narração de Caio Mota. Elenco: Michelle Gomes, Maria Eli Magalhães, Ellen Sousa, Gildo Feitosa, Aury D’java, W. Renoir Melo e Natália Falcão. A radionovela será veiculada de 18 a 22 de outubro, às 7h, às 12h e às 18h.

Às 18h30, a Revista UFC Informa, parceria da emissora com a Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC, apresenta reportagem especial em alusão aos 40 anos da Rádio Universitária FM.

O encerramento da programação acontece às 22h, com um especial do Música Erudita relembrando as seleções do programador musical Artur Guedes, também destacado dramaturgo cearense. O programa trará depoimentos de Marta Aurélia, Verônica Guedes e Leovigilda Bezerra.

Sobre a Rádio Universitária FM

A Rádio Universitária FM conta com 29 profissionais de comunicação, além de dezenas de colaboradores voluntários entre docentes, servidores e pessoas da sociedade que contribuem na realização da programação. Atualmente são veiculados 47 programas, além de campanhas educativas, séries especiais em jornalismo, noticiário diário da UFC e radiodramaturgia.

Tags:, ,