14/03/18

Rádio Debate dedica programas às lutas das mulheres

O dia 8 de março foi marcado por atos em todo o Brasil. Em Fortaleza, centenas de mulheres se reuniram na Praça da Bandeira, no Centro (Foto: Marcha Mundial das Mulheres/Divulgação)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente em 8 de março, o Programa Rádio Debate realizou uma série de discussões sobre a luta por direitos e garantias das mulheres.

Com apresentação de Pedro Vítor e produção de Raquel Chaves, o programa As bandeiras de luta das mulheres na sociedade foi ao ar no dia 7 de março e contou com a participação de Margarida Marques, integrante do Instituto Negra do Ceará (Inegra); Beth Ferreira, assistente social, educadora feminista e militante do Fórum Cearense de Mulheres e da Articulação de Mulheres Brasileira; e Isabel Carneiro, estudante de Ciências Sociais, militante e feminista do Setorial de Mulheres Rosa Luxemburgo.

As três convidadas falaram sobre enfrentamento à violência de gênero e ao machismo, além do fim da violência sexual e da cultura do estupro. As participantes debateram ainda sobre a importância de se defender a democracia e os direitos das trabalhadoras brasileiras.

O Rádio Debate do dia 8 de março teve como tema Violências contra as mulheres indígenas. O assunto foi debatido pela Marciane Tapeba, líder indígena; e por Adelle Azevedo, coordenadora do projeto Tucum, da Associação para o Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco).

O último programa da série de debates sobre as lutas das mulheres foi ao ar no dia 9 de março, com o tema Crimes de ódio contra mulheres – misoginia na Internet. Compareceu ao estúdio da Rádio Universitária FM a professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da UFC, blogueira e feminista, Lola Aronovich. Por telefone, colaborou com o debate a deputada federal (PT-CE), Luizianne Lins.

É de autoria da deputada o Projeto de Lei 4614/2016, conhecido como Lei Lola, que atribui à Polícia Federal a competência para investigar crimes praticados na Internet que difundam conteúdo discriminatório ou propaguem ódio às mulheres. A matéria segue agora para sanção presidencial.

O Programa Rádio Debate tem apresentação de Pedro Vítor; produção de Raquel Chaves; e operação de áudio de Assis Lima e João Pedro.

Tags:, , , , ,