22/06/23

Projeto Yoga na UFC oferece aulas gratuitas

As inscrições são abertas a cada semestre, por formulário eletrônico divulgado nos canais oficiais da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Ouça "Projeto de Extensão Yoga na UFC oferece aulas gratuitas para a comunidade" no Spreaker.

É preciso a paz para enfrentar o caos.

O princípio conduz ao Yoga, um caminho milenar indiano e que leva a um estilo de vida mais harmônico. Para estimular a busca individual e coletiva pelo equilíbrio, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga.

Na Universidade Federal do Ceará, o projeto de Extensão Yoga na UFC oferece acesso gratuito à prática. O projeto começou antes da pandemia de covid-19, em parceria com o Instituto de Educação Física e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC. O coordenador do projeto, professor Ricardo Hugo Gonzalez, relaciona:

"O objetivo do projeto, inicialmente, era melhorar as condições dos servidores, professores da UFC. E com a mudança de paradigma, de demandas dos alunos, o projeto começou a trabalhar os problemas mentais que estavam acontecendo durante a pandemia".

Corpo e mente são aliados nas práticas de Yoga, completa o professor:

"Então, hoje, os projetos que temos relacionados à Yoga estão visando mais a melhora da saúde mental dos praticantes, trazendo mais foco, tranquilidade, trabalhar as questões de estresse e sentimento de depressão e ansiedade."

As aulas do projeto são do nível inicial, para adultos. São posturas, respirações e meditações que promovem predisposição para as atividades diárias, além de unir corpo, espírito e emoções, informa Ricardo Hugo Gonzalez, coordenador do projeto Yoga na UFC:

"O significado da palavra Yoga vem do sânscrito que significa união: união do corpo, do espírito e das emoções. Além desse projeto Yoga no UFC, nós temos também um projeto destinado aos discentes na UFC, grupos no Benfica, Porangabussu e também no IEFS no Campus do Pici. E temos também um projeto de meditação, no projeto de Yoga na UFC, que acontece na biblioteca do Campus do Pici."

As inscrições são abertas a cada semestre, por formulário eletrônico divulgado nos canais oficiais da UFC.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,