09/08/16

Projeto Rondon realiza ações de saúde no município de Reriutaba

Foto: Divulgação

O Projeto Rondon na Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciativa intergovernamental de parceria com instituições de ensino superior, realiza, de 11 a 13 de agosto, uma série de ações de serviços de saúde e promoção de qualidade de vida na cidade de Reriutaba, a 290 quilômetros de Fortaleza. Os serviços, que englobam áreas da Odontologia, Medicina, Enfermagem e Educação Física; serão oferecidos, das 8 às 12 horas, às comunidades de Carão (11), Carnaúba (12) e Riacho das Flores (13).

Durante a visita do grupo, os moradores das regiões contempladas poderão fazer avaliações da saúde bucal e física, realizar exames de glicemia capilar e tirar a pressão arterial. A equipe também deve promover a conscientização quanto a prática de exercícios físicos e a escovação correta, além de distribuir kits de higiene pessoal e desenvolver atividades de lazer no local. No sábado (13), as atividades serão realizadas na Praça Matriz de Reriutaba.

O Projeto Rondon foi criado oficialmente em 1968, após uma expedição de universitários do então Estado da Guanabara às comunidades amazônicas de Rondônia. Seu objetivo, além da formação dos jovens estudantes, é desenvolver ações de atendimento aos moradores de regiões vulneráveis por meio de serviços que atendam às necessidades locais e promovam a melhoria do bem-estar social.

Na UFC, o projeto atualmente é composto por 34 membros de diversas áreas, sendo treze estudantes do Curso de Odontologia, seis de Educação Física, seis de Enfermagem, cinco de Medicina e quatro cirurgiões dentistas. O grupo já realizou, neste ano, mais de quatro atividades entre o Interior e a Capital, com ações, por exemplo, em Monsenhor Tabosa, a 306 quilômetros de Fortaleza; e no bairro Vincente Pizón, em Fortaleza.

Você pode acompanhar as atividades do Projeto Rondon através da sua página no Facebook.