16/05/18

Projeto da UFC realiza design social

Estudantes do curso de Design da UFC desenvolvendo atividade com alunos da Escola Adriano Martins (Foto: Reprodução/Internet)

Quem pensa o design como apenas o desenvolvimento de produtos e artes gráficas, se esquece que ele também pode desempenhar um papel social. O projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) Varal – Laboratório de Iniciativas em Design Social, coordenado pelos professores Emílio Augusto Gomes de Oliveira e Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, busca desenvolver demandas em que o design possa ajudar comunidades vulneráveis.

As demandas chegam ao Laboratório e os coordenadores e estudantes de graduação vão até aquela comunidade desempenhar um trabalho junto com os moradores. A professora Anna Lúcia explica que a colaboração dos moradores é importante para a continuidade do trabalho:

"A nossa essência é o fazer, o fazer junto. Tanto dentro do laboratório quanto com as comunidades. Porque o fazer junto traz pra gente um aspecto de autonomia. Quando a gente sai do projeto, quando para de trabalhar com a comunidade para começar a trabalhar em outra comunidade, o fato da gente construir junto tudo o que foi feito dá a comunidade um tipo de empoderamento para que ela continue o projeto de acordo com as coisas que vão surgindo".

A ideia de um design social é controversa. Algumas pessoas defendem que todo design é social, afinal o termo engloba qualquer processo de design que resulte em impacto social positivo. Já para outros, como o processo é feito e quais os seus impactos é que diferenciam o design do design social.

"A nossa essência é o fazer, o fazer junto. Tanto dentro do laboratório quanto com as comunidades", afirma a professora Anna lúcia. (Foto: Reprodução)

"A nossa essência é o fazer, o fazer junto. Tanto dentro do laboratório quanto com as comunidades", afirma a professora Anna Lúcia (Foto: Reprodução/Internet)

O estudante de Design da UFC Thallys Bezerra comenta que o que ele aprende em sala de aula é aplicado para a melhoria da vida das pessoas e, assim, conseguir resolver os problemas com elas:

"O design tem uma característica mais elitista, com trabalhos ultratecnológicos ou conceituais, projetos que são expostos em feiras, essas coisas assim. E o design social é totalmente ao contrário disso. Não que seja melhor ou pior, é apenas diferente e é de extrema importância para um aluno de Design entender isso, que tem dois lados".

Em 2016, o Varal iniciou o Projeto de Regeneração do Bairro Pacheco, no município de Caucaia, no Ceará. Com a parceria da Associação de Moradores e Amigos do Pacheco e a Escola Adriano Martins, localizada na região, eles desenvolveram um jogo com as crianças do colégio; a identidade visual da associação e da escola; assim como mapeamento do bairro e o resgate da história do Pacheco através de pesquisa e conversa com moradores.

Patrícia Guimarães, coordenadora da Escola Adriano Martins, explica que os alunos nunca tiveram contato com o design:

"A troca de experiência entre os alunos foi muito boa, dar oportunidade para eles terem contato com o trabalho universitário foi de suma importância".

Com todas essas experiências, o projeto Varal da UFC busca acima de tudo mostrar para as pessoas que elas podem atuar como agentes políticos, utilizando as ferramentas do design para construção de uma outra realidade.

Reportagem de Mariane Silva com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , , , , , , , , ,