25/11/20

Prof. Henrique Beltrão lança EP A Casa do Tempo 2

O professor da UFC Henrique Beltrão produz e apresenta os programas Todos os Sentidos e Sem Fronteiras na Rádio Universitária FM (Foto: Reprodução/Internet)

Pode entrar, a casa é sua.
E o tempo também lhe pertence.

O convite é feito, em versos e canções, pelo poeta, radialista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Henrique Beltrão, nos EPs A Casa do Tempo 1 e A Casa do Tempo 2. Os discos virtuais serão lançados nesta quinta-feira (26) e reúnem dois momentos de um mesmo projeto, relata Henrique Beltrão:

"Eles trazem três melodias diferentes para o mesmo poema: 'A Casa' e 'Tempo'. No caso d'A Casa do Tempo 2, que eu estou lançando agora, são as melodias de Isaac Cândido, interpretada por Simone Guimarães e Fagner; de Paulo Branco, interpretada por ele e Dora Lima; e de Rogério Franco, interpretada por João Franco, que tem só 12 anos de idade. Essa pluralidade de composições mostra as possibilidades musicais que o mesmo texto poético tem."

As palavras ditas ou cantadas guardam as memórias das horas e as coisas simples que nos abrigam, diz o poeta:

"A ideia central do poema 'Tempo', que está no EP 1, se resume em dois versos: 'É preciso tempo para tudo, é precioso o tempo para nada'. Eu falo da importância de cada coisa, de ter tempo pras crianças, pra brincar com os filhos, pra conversar com os amigos e de ter tempo também pra não fazer nada. 'A Casa' fala de uma casa, a casa nossa de cada dia, que tem coração. Ele diz que 'as palavras são meus brinquedos, a linguagem, meu jardim, a janela da imaginação dá pro quintal'. E de menino em árvore, de amiga na rede, fala das coisas belas, singelas, simples, encantadoras do cotidiano."

Os EPs A Casa do Tempo 1 e A Casa do Tempo 2 têm direção musical de Rogério Franco. Os poemas Tempo e A Casa foram publicados no livro Vermelho (2006), o primeiro de Henrique Beltrão. Agora, na pandemia de Covid-19, os textos ganham novas leituras, relaciona o autor:

"Ambos os poemas tem relação com este momento atípico da vida, em 2020. O tempo hoje é percebido de uma maneira diferente e este poema ensina que a gente precisa valorizá-lo, aprender a fruir o tempo, inclusive tempo que a gente tem para não fazer nada, o tempo para criar, o tempo para meditar, pra relaxar, pra encontrar verdadeiramente com as pessoas. E 'A Casa" também porque nos ressignificamos a casa."

Os discos virtuais serão lançados nesta quinta-feira, dia 26, às 19 horas, em uma live no Instagram do poeta Henrique Beltrão. O show online tem participações de Flora Beltrão, Isaac Cândido, João Franco, Paulo Branco e Rogério Franco. Os EPs podem ser acessados nas plataformas digitais.

Reportagem de Ana Mary Cavalcante