16/03/21

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis comemora 55 anos

Para celebrar os 55 anos de história da PRAE e a importância da assistência estudantil como parte da missão da universidade, uma série de atividades e ações estão acontecendo desde o início de março (Foto: Reprodução/Internet)

Nos primeiros anos da Universidade Federal do Ceará, seu fundador, o professor Antônio Martins Filho, entendeu que era necessário garantir assistência aos estudantes com dificuldade financeira. Ainda em 1957, a UFC instalou o Restaurante e as Residências Universitárias. Mais tarde, em 1966, a Vice-Reitoria de Assuntos Estudantis foi oficialmente criada, dando início à história do que viria a ser a PRAE - a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Em 2021, a PRAE chega aos 55 anos. Cinco décadas de trabalho e muitas mudanças de cenário em relação à assistência estudantil. Nos últimos anos, a Universidade passou a ser mais inclusiva com a efetivação da Lei de Cotas, e a Pró-Reitoria, por sua vez, ampliou as ações e a equipe de profissionais.

A professora Geovana Cartaxo, que está na direção da PRAE desde 2019, analisa o papel que a Pró-Reitoria vem desempenhando ao longo de sua história:

"O balanço desses 55 anos é muito positivo. Nós vemos a universidade como um fator de inclusão social e democratização do ensino por meio da assistência estudantil também. E também vemos com muita alegria que os números até agora que nós estamos recolhendo em relação ao desempenho acadêmico, todos os indicadores, não mostram diferenças perceptíveis, sensíveis, entre os alunos atendidos pela PRAE e os demais alunos."

A PRAE tem buscado aprofundar a interação com os alunos para encontrar os fatores que causam a evasão. A intenção, segundo a pró-Reitora Geovana Cartaxo é entender e acolher os alunos em suas dificuldades. Para isso, uma nova ferramenta foi pensada com o objetivo de ajudar nesse diálogo e produzir dados que auxiliem a tomada de decisões da PRAE:

"Foi criado este ano o Observatório da Vida Estudantil que tem exatamente esse intuito de provocar, estimular e incentivar pesquisas sobre a vida acadêmica, a vida estudantil como um todo, e reunir, ser um agregador dessas informações, dessas pesquisas, para que possamos cada vez termos mais elementos para melhorar e movimentar a vida acadêmica de acordo com os desejos, os anseios e as expectativas da sociedade e dos nossos alunos."

Para celebrar os 55 anos de história da PRAE e a importância da assistência estudantil como parte da missão da universidade, uma série de atividades e ações estão acontecendo desde o início de março e devem seguir ao longo de todo o ano.

No canal da UFCTV no Youtube, é possível assistir às palestras e rodas de conversa já realizadas. Para conhecer mais sobre a PRAE e todas as ações e programas de assistência é só consultar o site prae.ufc.br.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , ,