18/10/21

Potencial do Hidrogênio Verde no CE é tema de seminário

Entre os parceiros que têm atuado para viabilizar a produção do hidrogênio verde no Ceará estão as universidades. O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Cândido Albuquerque, representou a academia no Seminário Internacional (Foto: Viktor Braga/UFC)

A transição energética para matrizes que não sejam baseadas na queima de combustíveis fósseis é uma demanda global diante da emergência climática em curso. Atentos a isso e à perspectiva de desenvolvimento econômico, setores público, privados e universidades, encabeçados pelo governo do Estado, estão apostando na produção de hidrogênio verde.

Nesta quinta-feira, dia 14, foi realizado um seminário internacional sobre o tema, com foco nas vantagens competitivas do Ceará para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde, o primeiro do país. Durante o evento, o governador Camilo Santana frisou que o Estado é forte em fontes renováveis de energia - eólica e solar, necessárias para a produção do combustível. Também mencionou que o Complexo do Pecém vai garantir toda a infraestrutura para a exportação do hidrogênio.

"Esse seminário aqui hoje fortalece a importância da discussão do hidrogênio verde para o Ceará, Brasil e para o mundo. Porque não há mais retorno. O hidrogênio verde será o combustível do futuro diante das questões climáticas globais. Então o Ceará parte na frente, e acredito que o Estado terá uma mudança significativa a médio e longo prazo com a implantação do hidrogênio verde no Ceará e no nordeste brasileiro".

Entre os parceiros que têm atuado para viabilizar a produção do hidrogênio verde no Ceará estão as universidades. O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Cândido Albuquerque, representou a academia no Seminário Internacional.

"Esse é um momento extremamente interessante, a realização desse seminário. Ele sedimenta o Ceará como uma referência na produção de hidrogênio verde. E as academias estão prontas para participar do processo. Nós já temos, na UFC, um grupo que trabalha com hidrogênio há algum tempo. A UECE também. Mas é claro que nós temos aí algumas fronteiras a serem conquistadas".

Também participaram do Seminário Internacional o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante; e os secretários estaduais do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Francisco Maia Júnior. O evento também contou com a participação virtual do embaixador da União Europeia, Ignácio Ybánez.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,