20/05/21

PL propõe que Ceará adote educação contextualizada

Equipe técnica do projeto Contexto em ação no acompanhamento pedagógico da Escola Jorge Pinheiro de Oliveira, no município de Ipaporanga (Foto: Acervo Projeto Contexto)

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Ceará propõe que o Estado adote diretrizes para uma política de educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. Para entender a proposta antes é preciso saber que a convivência com o Semiárido nasce do rompimento com o imaginário perverso sobre o vasto território que tem esta característica climática. Um imaginário que consolidou uma ideia de lugar fadado à miséria, à fome, à incapacidade de promover vida digna, relacionando esta suposta sina às condições da natureza e do divino.

Saberes e práticas que apostaram na convivência comprovaram que as ideias associadas à bandeira do “combate à seca”, na verdade eram o que provocava escassez de água, de vida e de possibilidades no Semiárido. Os frutos da convivência tiveram, então, reflexos na educação. É daí que nasce a proposta da Educação Contextualizada. A We World Brasil é uma das organizações que vem atuando com este método de ensino e que construiu a proposta de lei para a política de Educação Contextualizada. O representante, Rosângelo Marcelino, nos conta porque a We World e outras organizações apostam na relevância desta iniciativa:

"A WeWorld GVC Brasil e as organizações que compõem a Plataforma Educação Marco Zero, e outras organizações que atuam no Semiárido brasileiro, acreditam que é através da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido que a gente tem uma educação que faça mais sentido na vida das pessoas que vivem neste território. Vejamos que 95% dos municípios do estado do Ceará estão no território Semiárido. E é preciso a gente estimular uma educação que se relacione com o ambiente em que se vive."

Rosângelo Marcelino é coordenador do Projeto Contexto, realizado pela Plataforma Educação Marco Zero. Experiências-piloto foram desenvolvidas em escolas de vinte municípios do Ceará. O processo foi tão significativo que doze destes municípios levaram a proposta para suas casas legislativas. Onze já aprovaram a lei que torna a educação contextualizada uma política municipal de ensino.

"Os resultados são bastante visíveis. O interesse que os estudantes têm pelo conteúdo, quando você aproxima o conteúdo da matemática, da produção textual, da geografia com aquele ambiente onde os estudantes estão vivendo, o aprendizado se torna muito mais dinâmico e muito mais interessante. Percebemos ali as famílias chegando junto às escolas pra ver o que os filhos têm aprendido. É outro resultado que nós temos acompanhado e testemunhado a partir daquela vivência prática com os estudantes."

Os resultados no ambiente escolar e a aprovação de legislações municipais reforçaram a mobilização para que a educação contextualizada ganhe abrangência estadual. O projeto de lei foi construído com o mandato do deputado estadual Renato Roseno, que protocolou a proposta na Assembleia no final de abril. O projeto segue para tramitação nas comissões internas antes de ser debatido pelos parlamentares no plenário.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,