02/03/21

Pesquisa vai mapear participação feminina na UFC

Para traçar um perfil das alunas da UFC, as criadoras da pesquisa desenvolveram um formulário online com 5 seções (Foto: Reprodução/Internet)

Quem são elas? Que cursos frequentam, como contribuem para o crescimento da Universidade e por que dificuldades passam para permanecer na instituição de ensino? Essas são algumas questões que deverão ser respondidas a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido na UFC. A iniciativa é de duas estudantes vinculadas ao PET, Programa de Educação Tutorial, do curso de Estatística da Universidade.

Para traçar um perfil das alunas da UFC, as graduandas criaram um formulário online com 5 seções. O anonimato é garantido para quem deseja participar. A pesquisadora Yasmin Kalyane fala sobre as expectativas com o projeto:

"A gente espera que esse trabalho possa ajudar as mulheres a verem o ambiente que elas estão inseridas, ajudar elas de alguma forma se sentirem representadas, se sentirem acolhidas pela universidade, saber que a universidade se importa com questões sociais como essa é um grande incentivo e um grande avanço para a nossa sociedade. E isso ser um portal, uma forma de elas permanecerem na universidade.”

As estudantes tiveram a ideia após perceberem que não há muitos trabalhos de referência no assunto. Diante dos desafios que fazem as alunas abandonarem os estudos, elas sentiram necessidade de entender esse contexto. O objetivo é fornecer futuramente dados aos gestores da UFC para que possam atuar. A pesquisadora Yasmin Miranda explica como a estatística pode ser útil nesse sentido:

“A estatística estrutura a pesquisa pensando em como a gente faz para avaliar a situação e, uma vez que a gente consegue as respostas e a gente já tem uma base de dados, a estatística serve para dar uma interpretação para aquilo. Transformar esse texto que a princípio é matemático, numérico, que nem todo mundo entende, nem todo mundo tem facilidade em algo que possa ser debatido, possa ser discutido, porque não é interessante só mostrar os dados, é interessante a gente fazer algo em cima disso.”

As pesquisadoras receberam a orientação do professor Júlio Francisco Barros Neto, que atuou como co-tutor do projeto de pesquisa. Ele dá mais detalhes sobre o desenvolvimento do trabalho:

“O desenvolvimento desse projeto de pesquisa passou por um processo de consulta do que existia na literatura acerca do tema, nós fizemos consultas ao Ministério da Educação, ao Fórum de Reitores, foram feitas pesquisas de artigos que envolvessem a questão da inserção da mulher no mercado de trabalho e também nós fizemos algumas discussões sobre o tema. Ainda não há um diagnóstico efetivo usando recursos estatísticos para mensurar essa inserção da mulher no ambiente universitário. Então, a gente tem certeza que esse diagnóstico vai permitir que isso possa servir de contribuição para políticas afirmativas dentro da instituição.”

A ideia é futuramente fazer uma pesquisa semelhante com as servidoras técnico-administrativas e docentes. Parte dos resultados da pesquisa com as estudantes serão apresentados nos Encontros Universitários, de acordo com os pesquisadores. Para responder à pesquisa, acesse o site: centrodeciencias.ufc.br

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , , , ,