03/03/21

Pandemia eleva casos de transtornos mentais

Segundo o médico psiquiatra Fabio Gomes de Matos, o impacto que a pandemia produz na saúde mental é devastador (Foto: Reprodução/Internet)

A pandemia da Covid-19 está afetando a saúde mental de muitas pessoas. Estudos recentes mostram um aumento da angústia, ansiedade e de outros males. A depressão, que já figurava como a doença do século, passou a atingir cada vez mais pessoas.

Segundo o médico psiquiatra Fabio Gomes de Matos, coordenador do Departamento de Medicina Clínica da UFC, o impacto que a pandemia produz na saúde mental é devastador. Os estudos apontam que desde que o problema começou, os casos de suicídios aumentaram em 20%:

"Observou-se que houve um aumento significativo das consultas com o diagnóstico de ansiedade, com diagnóstico de depressão e uso de substância. Infelizmente, a pandemia aumento muito os casos de transtornos mentais e aumento bastante a quantidade de suicídio, em torno de 20%."

O médico Fabio Gomes de Matos cita algumas formas de prevenção ao suicídio:

"Primeiro é identificar as frases: "eu não aguento mais', "eu sou um peso para todo mundo", "é melhor tudo isso acabar", "minha vida não tem sentido", "não estou sendo junto com as pessoas que me cercam, só estou dando trabalho e preocupação", "eu queria passar o dia dormindo". Ao ouvir uma frase dessas leve o seu parente, o seu amigo a um serviço especializado."

Ajudar as pessoas para que os problemas mentais não causem um desfecho trágico. Esse deve ser o papel dos meios de comunicação. É preciso também aumentar os serviços de atendimento, os quais são bastante escassos em Fortaleza,  como destaca o médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos:

"Primeiro, os serviços têm que estar bem divulgados, ter pessoal especializado em serviços, o que é um problema na nossa cidade porque a quantidade de equipes de CAPS é muito diminuta e nós só temos uma emergência para toda a cidade de Fortaleza, que é uma cidade de três milhões de pessoas."

Para a psicóloga Jercilene Rodrigues, o momento é atípico, cheio de perdas , incertezas, solidão  e vários outros sentimentos.  Manter a saúde mental nesse contexto, segundo ela, é difícil, mas não impossível. A psicóloga dá algumas dicas de como é possível  manter a calma e a saúde emocional em meio a tantas tragédias:

"Filtrar o que você lê. Muitas das notícias que você vê em grupos de whatsapp são fake news, não tem embasamento científico e a gente acaba se alimentando e acreditando nessas notícias, e acaba ficando mais angustiado. Manter as pessoas que você ama por perto, mesmo a distância. Outra dica é fazer exercícios físicos. Não é porque a gente está nessa situação que nós vamos deixar nossa saúde corporal de fora. Que tal a gente fazer desse confinamento, digamos assim, um momento onde a gente pode ler aquele livro que a gente estava desejando. Esses momentos mesmo que pequenos tem um valor tão grande e que a gente acaba deixando despercebido".

Na UFC existe o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), iniciativa de ensino, pesquisa e extensão voltada à prevenção do suicídio, que é coordenado pelo médico Fábio Gomes de Matos. O programa , que é desenvolvido no Hospital Universitário Walter Cantídio, nesse momento não está  fazendo novos atendimentos,devido a questão sanitária causada pela pandemia. Em 15 anos de existência , o PRAVIDA já atendeu duas mil e setecentas pessoas.

Márcia Vieira para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , ,