01/12/20

Mostras Sociais do Cine Ceará serão exibidos na TV aberta

A mostra "Melhor Idade" exibe o filme "Violeta ao Fim", que vai ao ar dia 06 de dezembro às sete da noite (Foto: Divulgação)

O 30º Cine Ceará, Festival Ibero-Americano De Cinema, acontece este ano com exibições em formato híbrido. Integram as atividades as Mostras Sociais, que são voltadas a públicos que têm menos acesso às salas de cinema. Os filmes dessas mostras vão ser exibidos na TV aberta, pela TV Ceará.

São três sessões que vão ao ar no dia 06 de dezembro e apresentam um drama, uma animação e um documentário. Margarita Hernández, diretora de programação do Cine Ceará, explica o porquê da escolha da TV aberta para as Mostras Sociais:

Como eles não têm condições de se locomover, nem de estar presente no cinema, não é possível levar crianças ou pessoas idosas por conta da pandemia e todas as limitações que todos conhecemos, nós decidimos fazer estas mostras na TV Ceará. Porque pensamos que alcança um maior número de pessoas. Porque o online é acessível a todos, mas nem todos. Tem pessoas que não têm internet, uma realidade. E eu penso que o espaço de TV aberta é um espaço bem democrático e é muito bom pra gente colocar estas mostras oficiais, já que não podemos oferecer o cine teatro São Luiz, que é o lugar delas, ou os cinemas do Centro Dragão Do Mar.”

Para a mostra Melhor Idade, que vai ao ar às 19h, foi selecionado o filme Violeta Ao Fim, da diretora porto-riquenha Hilda Hidalgo. Às 20h25, O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece exibe a animação infantil Os Under-Undergrounds, O Começo do diretor brasileiro Nelson Botter. Já a mostra Acessibilidade, que tem início às 22h05, apresenta o documentário Um Dia Para Susana, de Rodrigo Boeker e Giovanna Giovanini, com legendas descritivas para pessoas com deficiência auditiva.

A programação completa e outras informações, você pode conferir no site oficial e nas redes sociais do festival, @cineceara no Instagram e festivalcineceara no Facebook. O Cine Ceará conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Reportagem de Gambit Cavalcante com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , , , , ,