26/06/23

Midiadança da UFC comemora seus 10 anos de atividades

O evento dos dez anos do Midiadança integra as comemorações dos 15 anos do Instituto de Cultura e Arte da UFC (Foto: Acervo ICA)

Ouça "Midiadança da UFC comemora seus 10 anos de atividades" no Spreaker.

O Midiadança – laboratório de dança e multimídia, ligado aos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA) está completando dez anos de criação. Propondo reflexões e pesquisas sobre fazeres artísticos da dança e do audiovisual, o projeto desenvolve produções de videodança, documentários sobre dança, instalações videográficas, oficinas e eventos em áreas afins.

O professor Leonel Brum, coordenador do Midiadança, explica como o laboratório está inserido na estrutura dos cursos de dança do ICA:

"Ele funciona dentro do Instituto de Cultura e Arte, também da UFC, e representa sobretudo os dois cursos de dança: um de bacharelado e outro de licenciatura. Ele funciona há dez anos, foi inaugurado já no edital da Secult UFC e nesse primeiro edital nós já recebemos bolsa. Desde então, continuamos recebendo bolsa que fazem parte do Instituto de Cultura e Arte."

A mostra do acervo do Midiadança é um dos destaques das comemorações dos 10 anos do projeto, assinala o professor Leonel Brum:

"Essa amostra é muito especial porque ela traz uma acessibilidade maior pra todas as obras que foram feitas durante esses dez anos por antigos e atuais estudantes dos cursos de dança da UFC. Esse acervo, todos os filmes e vídeos que estão lá disponíveis, eles têm alta discrição e libras também. Isso facilita e dá oportunidade pra que outras pessoas possam acessar esse material."

O professor Leonel Brum fala sobre a programação que comemora os dez anos do laboratório, que começa logo mais ao meio dia e meia, no hall de entrada do ICA, no campus do Pici:

"Começa às doze e trinta que é a mostra de acervo midiadança. Às treze horas, a gente tem uma conversa com Indira Brígido, que é uma ex-aluna do curso de dança e tem alguns vídeos ali presentes e, logo em seguida, nós vamos ter uma oficina chamada "Vivência de House/Club Dance" com Rickson Barros. No dia 29, nós teremos a segunda parte da mostra de acervo midiadança, sobretudo com obras do Júnior Mendes, que é também um ex-aluno de dança. Logo em seguida, às quatorze e trinta, vamos ter uma segunda oficina "(des)contínuos vídeo e dança" com Davi Leão, que é um técnico de audiovisual dos cursos  do Instituto de Cultura e Arte."

O evento dos dez anos do Midiadança integra as comemorações dos 15 anos do Instituto de Cultura e Arte da UFC – ICA.

Reportagem de Fátima Leite

Tags:, ,