13/09/23

Memorial da UFC lança plataforma digital

Para conferir a nova plataforma do Memorial da UFC, basta acessar o site www.memorial.ufc.br (Foto: Junior Panela/UFC Informa)

Ouça "Memorial da UFC lança plataforma digital" no Spreaker.

Neste mês de setembro, o Memorial da Universidade Federal do Ceará disponibilizou uma nova plataforma online que tem o objetivo de realizar e promover ações no âmbito institucional direcionadas à preservação, produção e comunicação da história e da memória da UFC e da comunidade universitária.

Rafael de Farias, historiador do Memorial, destaca como a construção dessa plataforma se dá a partir das próprias demandas que o Memorial recebe:

"Primeiro, a gente manter esse contato com a comunidade, dar a visibilidade ao que a gente está encontrando e contar um pouco da história da UFC a partir das próprias demandas da comunidade porque essa é a parte interessante do que a gente está fazendo. Sempre que, por exemplo, um setor quer fazer uma comemoração de algum aniversário do setor ou, então, alguém está fazendo uma pesquisa e precisa de ajuda, precisa de foto...enfim, as demandas da comunidade são o nosso trabalho. E responder essas demandas exigem pesquisas. A gente dá algumas informações pras pessoas que elas pedem, mas sempre a gente acaba achando mais coisas do que é pedido. E a ideia é exatamente isso, mostrar como as demandas da comunidade geram pesquisa, gera conhecimento, gera informação. E como são coisas que a comunidade quer saber, pra gente estar mostrando, a gente está querendo divulgar e com a universidade."

A plataforma do Memorial conta com uma linha do tempo apresentando as gestões anteriores dos reitores da UFC, reunindo as principais informações sobre cada reitor como nome completo, área de formação, período de reitorado, vice-reitores da gestão e também uma breve biografia acadêmica.

Rafael de Farias comenta quais são as próximas etapas no projeto:

"A gente divulgou esse início dessa pesquisa da administração superior. Teve alguns problemas na divulgação, algumas informações que estavam meio colocadas erradas, repetidas...a gente tem que dar uma revisada. Então, isso é o que a gente tem que fazer agora ou, no segundo momento, a gente quer começar a investigar quais as principais discussões e problemas, e questões e desafios, e grupos políticos de cada gestão. Isso é uma coisa de mais a longo prazo. Material preparado que a gente tem que provavelmente a gente vai divulgar em breve, tem sobre o campo de Russas, a criação do campus, que a gente está desenvolvendo o memorial lá e como a gente coletou muito material para além do que vai pro memorial, a gente quer colocar isso, divulgar isso nessa plataforma.E a outra coisa que a gente tá pensando, mas já existe aí num num debate interno dentro do memorial se a gente vai colocar isso na plataforma ou se a gente vai fazer uma exposição online específica pra isso, mas é muito provável que vá pra plataforma, é a parte do memorial das vítimas da covid na UFC."

Para conferir a nova plataforma do Memorial da UFC, basta acessar o site www.memorial.ufc.br.

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:, ,