21/08/23

MAUC reabre cinco salas de exposições permanentes

Performance "Glossolalic Machine #1 Cenacula" ,no MAUC (Divulgação/OPovo/MAUC)

Ouça "MAUC reabre cinco salas de exposições permanentes e inaugura mostra sobre 20 anos do grupo Balbucio" no Spreaker.

Neste início de semestre letivo, o MAUC – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará reabre cinco das nove salas de exposições de longa duração – ou exposições permanentes.

Depois da reformulação dos espaços e das mostras, boa parte do raro e histórico acervo do museu volta a encher os olhos dos visitantes, conduz a diretora do MAUC, Graciele Siqueira:

"A sala cultura popular que mantém uma outra disposição a montagem que foi feita pra exposição sempre fomos modernos, uma sala dedicada ao Raimundo Cela que apresenta um pouco de cada característica, de cada tipologia, categoria de acervo que o cela pinta, pinturas em madeira, pintura em óleo, gravura, aquarela, desenho".

Também foi reformulada a sala Aldemir Martins:

"Nessa sala agora nós trouxemos os cinco primeiros desenhos que foram adquiridos pela Universidade, em 1961. Então, a gente tem os cinco os mais antigos do acervo do MAUC  expostos ao público, além de uma coleção de gravuras, além das tradicionais acrílicas do gato, da rendeira e do cangaceiro".

A visita segue pela Sala Antônio Bandeira, que expõe um dos principais conjuntos de obras do pintor.

E as mulheres ganham mais espaço com a primeira montagem do acervo feminino presente no MAUC, contemplando obras desde 1961, quando o museu foi inaugurado.

Gracielle Siqueira, diretora do MAUC, vai ao encontro das artistas:

"Nessa sala então nós temos Heloísa Juaçaba, Tomie Ohtake, Djanira, Misabel Pedroza Carmelita Fontenelle, Nice Firmeza, Maíra Ortins... são tantos artistas que estão no acervo há muitos anos, como essas novas aquisições que foram chegando a partir da presença e da realização de mais exposições no circuito temporários do museu dedicados à presença feminina".

O percurso pelas exposições permanentes deve ser concluído, ao lado do professor Wellington Júnior, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, até os sessenta e três anos do MAUC, em junho de 2024.

Wellington Júnior está à frente ainda da intervenção Balbucio 20, também histórica, considera a diretora do MAUC.

"Encerra um ciclo de vinte anos de performance, que a primeira exposição ocorreu no em  2003, dentro de uma atividade do programa de comunicação visual. E, em agosto, ela também faz a sua última apresentação pública e se encerra na casa onde iniciou-se as primeiras exposições do grupo".

A exposição Balbucio 20 será aberta, logo mais, a uma hora da tarde.

O MAUC fica na avenida da Universidade, número 2854, no Benfica.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,