09/10/17

Maricota: agroecologia para crianças

O livro Maricota: quero sombra, comida e água fresca está em campanha de financiamento coletivo até o dia 20 de outubro (Foto: divulgação)

Despertar a consciência ambiental nas crianças através de boas ideias, criatividade e literatura. Esse é o sonho de Déborah Paiva, artista popular e agroecóloga, que reuniu todos os seus conhecimentos em uma coleção de livros destinada para o público infantil. O livro Maricota: quero sombra, comida e água fresca é o primeiro da coleção Agroecologia para Crianças.

A personagem principal do livro é a minhoquinha Maricota, que vive junto com suas amiguinhas na composteira da Dona Valentina. "A ideia é ensinar o que é e como funciona a vermicompostagem. As crianças vão entender a importância de fazer uma composteira e um minhocário e por que é fundamental separar o lixo", explica Déborah.

Graduada em agroecologia pelo Instituto Federal de Brasília, Déborah Paiva conta que o livro surgiu durante sua passagem por uma escola rural do Distrito Federal. "Fiz um trabalho com as crianças e a diretora me pediu que eu criasse uma cartilha com esses ensinamentos. Daí, surgiu a ideia da coleção de livros e Maricota é o que eu considero que está mais pronto".

Em 2011, Déborah conheceu o Movimento Ciclovida e se encantou pela história de um agricultor e uma agricultora que viajaram de bicicleta do Ceará até a Argentina trocando sementes crioulas. A partir desse contato, passou a visitar o Ceará todos os anos e, atualmente, ensina em uma escola pública localizada no bairro Serrinha, em Fortaleza. A agroecóloga afirma que está feliz com a receptividade dos alunos e funcionários da escola. "A escola foi bem aberta e as crianças adoram porque eu utilizo da arte, da palhaçaria, para depois chegar até a história do livro", complementa.

Para que a história da minhoquinha Maricota seja impressa e ganhe mais leitores, Déborah precisa do apoio de colaboradores para alcançar a meta do financiamento coletivo. Lançado no site Benfeitoria, o projeto de Déborah precisa arrecadar R$10 mil reais até o dia 20 de outubro. Até a publicação desta matéria, a agroecóloga atingiu 37% da meta e conta com 53 apoiadores.

Déborah Paiva conversou com a jornalista Carolina Areal para o programa Revista da Educação. Ouça a entrevista* completa:

*Entrevista concedida, por telefone, no dia 10 de setembro.

Tags:, , ,